0 follower

Iniciando com Yii

Nesta seção, descrevemos como criar um esqueleto de aplicação, que servirá como ponto de partida. Para simplificar, vamos supor que o documento raiz do nosso servidor Web é /wwwroot e a URL correspondente é http://www.example.com/.

1. Instalando o Yii

Primeiro precisamos instalar o framework Yii. Pegue uma cópia do arquivo de liberação do Yii (versão 1.1.1 ou superior) do www.yiiframework.com e descompacte no diretório /wwwroot/yii. Certifique-se de que existe um diretório /wwwroot/yii/framework.

Dica: O framework Yii pode ser instalado em qualquer parte do sistema de arquivos, não necessariamente dentro da pasta Web. O diretório framework contém todo o código do framework, e somente este diretório é necessário para o desenvolvimento de uma aplicação Yii. Uma única instalação do Yii pode ser usada por várias aplicações Yii.

Depois de instalar o Yii, abra uma janela do navegador e acessar a URL http://www.example.com/yii/requirements/index.php. Ela exibe os requisitos necessários para utilizar a versão do Yii instalada. Para a nossa aplicação blog, além dos requisitos mínimos necessários para o framework Yii, precisamos também habilitar as extensões pdo e pdo_sqlite do PHP, para que possamos acessar o banco de dados SQLite.

2. Criando o Esqueleto da Aplicação

Em seguida, usaremos a ferramenta yiic para criar o esqueleto da aplicação sob o diretório /wwwroot/blog. A ferramenta yiic é uma ferramenta de linha de comando fornecido com o Yii. Ela pode ser usada para gerar o código e reduzir certas tarefas de codificação repetitivas.

Abra o Prompt de Comando e execute o seguinte comando:

% /wwwroot/yii/framework/yiic webapp /wwwroot/blog
Create a Web application under '/wwwroot/blog'? [Yes|No]y
......

Dica: A fim de utilizar a ferramenta yiic como mostrado acima, o programa CLI PHP deve estar no caminho de procura do comando. Se não, o seguinte comando pode ser utilizado em vez disso:

pasta/do/php /wwwroot/yii/framework/yiic.php webapp /wwwroot/blog

Para experimentar a aplicação que acabamos de criar, abra um navegador e acesse a URL http://www.example.com/blog/index.php. Devemos ver que a nossa aplicação esqueleto já tem quatro páginas totalmente funcionais: página inicial, sobre, página de contato e da página de login.

A seguir, descreveremos brevimente o que tem neste esqueleto de aplicação

Script de Entrada

Nós temos um script de entrada no arquivo /wwwroot/blog/index.php que contém o seguinte conteúdo.

<?php
$yii='/wwwroot/framework/yii.php';
$config=dirname(__FILE__).'/protected/config/main.php';
 
// remove the following line when in production mode
defined('YII_DEBUG') or define('YII_DEBUG',true);
 
require_once($yii);
eYii::createWebApplication($config)->run();

Este é o único script que os usuários podem acessar diretamente da Web. O script, primeiro inclue o arquivo Yii bootstrap yii.php. Em seguida cria uma instância da application com a configuração especificada e executa a aplicação.

Diretório Base da Aplicação

Nós também temos uma diretório base da aplicação /wwwroot/blog/protected. A maioria do nosso código e os dados serão colocados neste diretório, e deve ser protegido de acesso por usuários da web. Para Apache httpd servidor Web, colocamos neste diretório um arquivo .htaccess com o seguinte conteúdo:

deny from all

Para outros servidores Web, consulte o manual correspondente sobre como proteger um diretório de ser acessada por usuários da web.

3. Fluxo de Trabalho da Aplicação

Para ajudar a compreender como funciona Yii, descrevemos o fluxo principal de nossa aplicação esqueleto quando um usuário está acessando a página de contato:

  1. O usuário solicita a http://www.example.com/blog/index.php?r=site/contact;
  2. O script de entrada é executado pelo servidor Web para processar o pedido;
  3. Um instância da aplicação é criada e configurada com as propriedades e valores iniciais especificados na configuração do aplicativo no arquivo /wwwroot/blog/protected/config/main.php;
  4. O aplicativo resolve a solicitação em um controlador e uma ação do controlador. Para a solicitação da página de contato, ele é resolvido como o site e controlador da ação contact (o actionContact método em /wwwroot/blog/protected/controllers/SiteController.php);
  5. O aplicativo cria o site controlador em termos de uma instância SiteController e, em seguida, executa-o;
  6. A instância SiteController executa a ação contact chamando seu método actionContact();
  7. O método actionContact renderiza uma visão chamada contact para o usuário. Internamente, isto é feito através da inclusão da exibição do arquivo /wwwroot/blog/protected/views/site/contact.php e incorporação do resultado ao layout do arquivo /wwwroot/blog/protected/views/layouts/column1.php.

Found a typo or you think this page needs improvement?
Edit it on github !