Banco de Dados mysql

Pessoal agora que o mysql não é mais gratuito quais são as alternativas que estão usando? Se analisarmos tudo que fazemos como site de uma empresa ou até mesmo uma ferramenta se caracteriza comercial então devemos pagar uma licença do banco. Mais me parece que é a partir de alguma versão alguém sabe me dizer se podemos usar ainda ou devemos partir para outro banco de dados.

Eu uso o PostgreSQL. Mas muitas pessoas estão migrando para o MariaDB, inclusive o Google optou por usá-lo e alguns SO também, como o Fedora e OpenSuse.

Então estava vendo a questão de mudar para o mariadb, só que verifiquei com o meu servidor de hospedagem e eles não disponibiliza o serviço, ele dizem que somente servidor dedicado ahi vc instala.

Estão vendo sobre o postgreSQl, me conta como é a performasse dele e é melhor que o mysql, eu nunca trabalhei com ele.

valew

PostgreSQL é mais robusto que MySql, porque adota o padrão ANSI/ISO SQL e trabalha melhor com transações do que o MySQL.

Sobre a performance, se você fizer uma comparação usando operações pesadas de leitura entre os dois com definições padrões, o MySql é mais rápido.

Mas também vai depender muito do seu servidor e caso de um tunning no postgreSQL.

Edson,

De onde você tirou que o MySQL não é ou não será mais gratuito?

"MySQL open source software is provided under the GPL License."

Então Newerton,

Foi uma discussão aqui na facul, e pelo que pesquisei ele ainda continua gratuito mais se vc fizer uma aplicação comercial vc precisara de uma licença.

E caso não for comercial esta aplicação com mysql você terá que disponibilizar o código para o cliente o código teria que ser livre tb ahi neste caso você não precisaria de pagar uma licença. Um site simples por exemplo.

Com isso conclui, que se você fizer uma ferramente comercial onde envolvera varios clientes/usuario vc teria que pagar a licença do mysql.

Posso estar errado, mais acredito que a Oracle não iria deixar barato isso, por isso que os desenvolvedores ja criaram o mariadb que por sua vez esta bem melhor que o mysql pelo que me parece, o problema é que os servidores ainda não estão compatível.

Até a google já passou para o mariadb.

Posso estar errado ou totalmente errado… Sei lá só temos que ter alternativas.

Abraços

Ha bom, entendi seu ponto de vista!

Mais o MySQL é GPL, tu pode usar para fins comerciais também!

O que aconteceu, para o MySQL perder o mercado, foi a venda para Oracle.

E o MariaDB, com certeza é melhor que o MySQL até em desempenho, o problema que muitas hospedagem não tem ela pré-instalada.

Mais caso for um projeto grande, tem um servidor cloud que uso, que é muito bom, o Digital Ocean.

E complicado mesmo algumas hospedagem não vir instalada…

Vou dar uma olhada neste servido… valew