Livros sobre Yii em Portuquês

Caros amigos

         Preciso estudar o Yii mais infelizmente a tradução do Quide para portuquês ainda não estar disponivel, então eu estou a procura de algum livro sobre o assunto.
1 Like

Posso estar sendo precipitado, mas diria que é 99% certo de que não há livros, talvez nem mesmo em inglÊs, sobre o Yii.

É um framework muito recente (tem menos de 2 anos, acho) e relativamente poucos usuários avançados. A melhor fonte de informações sobre o framework é aqui no forum mesmo (no General Discussion as coisas acontecem XD)

Acho que vou ganhar um dinheirinho escrevendo um livro sobre Yii :P

desculpa ai o “Portuquês” KKKKKKKKKKKK :P como faço para trocar o Titulo asuhasuhasuhasuhsausah

É eu também acho que não existem livros, nem em chinês que é o idioma do Qiang.

Se não me engano o Yii foi criado em setembro/outubro do ano passado, acho que não houve tempo hábil pra escrever algum livro.

Muito boa essa idéia do livro

@ricardograna topa fazer uma parceria pra escrever esse livro? Você conhece a novatec (www.novatec.com.br)? Eles sempre estão abertos para novos autores, acho que se a gente montar uma idéia legal eles aceitam. Inclusive eu conheço um cara que já publicou alguns livros lá, talvez ele possa ajudar =D

Eu acho que um livro sobre Yii serial bastante util mais primeiro precisamos esperar o framework amadurecer afinal ele é muito novo. A tradução do Quide para Português seria primordial neste momento. ;)

Bom a tradução do guide está praticamente pronta ;D

Na verdade, toda a parte realmente importante já está traduzida. Acho que já da para o pessoal se virar bem com o que tem lá.

A idéia do livro, na minha opinião, é ter mais exemplos. Vejo várias pessoas reclamando sobre a falta de exemplos na documentação.

Quanto a esperar o framework amadurecer, não acho que seja necessário. Acho que ele já está maduro o suficiente para merecer um livro =D Além disso, tratando-se de tecnologia, não há como se fazer um livro que se mantenha sempre atual.

Eu topo sim, Davi!

O framework para mim está 95% maduro, carece de resolver uns bugs e situacões minusculas, a meu ver. Meu unico "pé atrás" é que, agora em Outubro, deve ser lançada a versao 1.1 do framework, com diversas modificacoes importantes. Seria muito importante o livro estar baseado na versão mais atual.

Na minha opiniao, o livro nao pode ser apenas um "feijao-com-arroz". Para isso existe o guide (já traduzi por nosso amigo Alexandre). Porém, mesmo o guide é confuso para quem deseja iniciar. O guia nao cobre coisas como Helpers (importantissimo), Ajax, integraçao com jQuery, extensão do crud ou mesmo não cobre muito bem a parte de autenticacao (ficou muito complexo no guia), além de nao abordar direito a questao de behaviors, widgets, numbers, dates, locales, etc.

Acho que há bastante material legal para se trabalhar.

Cara, você falou exatamente o que eu estava pensando em fazer =D

Acho que o maior problema do framework é a documentação. Realmente falta muita coisa. Essa semana, a gente começou a utilizar o Yii em um projeto onde trabalho. Logo de cara, o pessoal que ainda não conhecia reclamou da documentação.

Com certeza é muito importante essa questão da versão 1.1.

A única dúvida que tenho é em relação a utilização do framework no Brasil. Não conheço muitas pessoas utilizando ou que o conhecem. Lançar um livro sobre algo que ninguém conhece talvez não seja um boa idéia =D. Seria interessante ter uma noção da quantidade de pessoas utilizando o Yii e, talvez, investir na divulgação do framework.

Na verdade, hoje, há relativamente bem pouca gente utilizando Yii. Porém, tenho observado pelo fórum que o interesse pelo framework entre os brasileiros tem aumentado cada vez mais. Diria até que a maior comunidade do Yii é composta por brasileiros.

Somos pioneiros e acredito que o Yii tem tudo para explodir, é só dar tempo ao tempo. E, parte da ideia do livro, seria a propria divulgação do framework. Temos de nos valer de nosso pioneirismo ;)

Acrescento que poderia-mos também tentar incluir no ano que vem uma palestra no FISL.

Aeow!!

Se precisarem de alguma coisa, estou na área. Escrevi este livro digital (links abaixo) há algum tempo porque eu sou fissurado em Linux…agora estou gostando muito do Yii, na verdade estou ficando tão viciado que quando não escrevo uma linha de código fico meio deprimido…heheh

Se quiserem dar uma olhada,

ou

Enfim, precisando, conte comigo!

:)

Abraços

Olha ai davi_alexandre você pode fazer parceria com scoob.junior para criação deste livro, ;) Eu quero ser o criador da Capa kkkkkkkkkkkk :P

Fui ao FISL deste ano e tive a mesma idéia :)

Teve uma palestra sobre frameworks em PHP e mal citaram o Yii, focando em Zend, Cake e Symphony. Pobres mortais… XD

Pois é justamente por isso.

Eu conheçi o Yii um pouco antes do FISL. Muita gente que comento, nunca ouviu nem falar. Eu acho que é uma boa oportunidade de divulgação.

O fato de só ter no ano que vem é uma vantagem muito grande, pq podemos até fazer uma palestra com a contribuição de todo o mundo, de preferência, com exemplos que não existem hoje. Pois alem de divilgar, podemos gerar um conteudo inédito para referência da comunidade, e, contrinuir com o volume de documentação.

Como somos membros localmente dispersos, poderíamos começar elaborando, por exemplo, um wiki sobre o Yii, com principais idéias, orientações, casos de uso e macetes. O problema daqui do fórum é que as informações ficam muito dispersas.

Depois que tivéssemos uma boa quantidade de material, poderíamos reuni-los, organiza-los e fazer algumas melhorias para a publicação do livro.

OFF:

Tambem não conheço quase ninguém usando o Yii. Entretanto, como andei divulgando o framework aonde trabalho, fui solicitado a realizar um treinamento sobre o mesmo. Houve aquela rejeição inicial, a desconfiança, mas, ao final apenas do 1º dia de treinamento, foi demais ver a cara de espanto de todo mundo!! XD

Agora, todos estão gostando cada vez mais do framework!

Teve gente que ficou espantado de saber que desenvolvi em DOIS DIAS um sistema que um cara levou TRÊS MESES para fazer em Ruby (e que só deu problema). Isto é Yii!

Ricardograna

A aquipe que participo criou um sisteminha web atravez do yii já tá rodando dá uma olhada.

http://www.sindicovirtual.com/site/

:rolleyes:

Poderiamos fazer um livro wiki trabalhando com yii, hoje tenho um projeto inteiro rodando com yii ate no momento ele me atendeu em todos os aspectos , e muito bom trabalhar com ele.

att

Pois é catataw, acho que a idéia, ao menos inicialmente, seria por aí (um wikilivro).

Ficou show seu site! Posteo-o na seção "Yii-powered Applications"!

Valeu ricardograna

Nossa equipe tá de parabéns em usar o framework Yii, isso mostrar que o Yii veio para ficar.

O principal colaborador deste sistema foi Luciano Wagner o cara sabe muito de PHP. :)