Pedidos E Itens De Pedidos

Bom dia,

sou novo no Yii, comecei nele na última segunda-feira. Ja aprendi muita coisa com os videos e tutoriais que achei. Mas ainda não consegui entender como proceder para fazer um formulário como o de vendas, que tenha um cabeçalho e um corpo, como o de pedidos e itens de pedido.

A ferramenta Gii consegue criar este formulário ou teria de ser criado via códigos?

Alguem tem algum tutorial ou video sobre o assunto?

obrigado

Olá (qual o seu nome?),

Bem vindo !

Eu também comecei no Yii a pouco tempo, mas posso tentar te ajudar um pouco. Pesquisei muito e não encontrei nada mastigado, tive que ralar um pouco pra conseguir produriz alguma coisa.

1o. o Gii não gera formulários Master-Detail. E nem aceita chave composta. Você pode usar o Gii para gerar os Models separados, ex: Pedido e Itens, pois ao menos ele define corretamente o relacionamento entre as chaves estrangeiras.

2o. Criando o formulário Master-Detail:

Opção A: Usar entrada tabular

http://www.yiiframework.com/forum/index.php/topic/36356-formulario-master-detail-ordem-de-compras/

http://www.yiiframework.com/wiki/362/how-to-use-multiple-instances-of-the-same-model-in-the-same-form/

Opção B: Usar a exetenção multimodelform:

http://www.yiiframework.com/extension/multimodelform/

Esta extensão cria um formulário com o recurso do RelCopy … basicamente, ele já adianta algumas coisas que você teria que construir na mão. Eu não gostei muito do layout, mas pode ser útil para você.

Opção C: Construir tudo através de Array. Ou seja, você terá um model principal (cabeçalho) e os Itens manterá como Array em uma variável. Na hora de salvar o pedido, você valida os itens do Array e através de um Foreach, grava os itens na base de dados. Esse método foi o que eu usei, mas deu um trabalhão danado pra fazer. Ainda mais pra mim que não conheço muito de programação web.