Erro De Charset

Olá pessoal estou começando agora com o Yii e estou com um problema de charset. Tenho uma aplicação que importa um planilha excel e salva no banco mysql, em uma tabela que esta com o charset definido como Latin1. O problema é quando no php eu consigo dar um utf8_decode e fazer a string ficar em utf8, dai quando vai salvar no banco da erro nas palavras acentuadas. Ja tentei usar o iconv(‘UTF-8’,‘LATIN1’,$str) mesmo forçando a conversão de para Latin1 a string é salva em um charset diferente no qual não reconhece acentuação.

Na aplicação também existe a opção de inserir na mesma tabela através de um form, e quando é feito inserção ou update pelo form não da erro charset ou seja os acentos aparecem corretamente.

Alguém por favor pode me ajudar ??

Desde já grato

Uma das soluções que encontrei aqui no forum é alterar o charset no main para ‘latin1’, porém estou com duvida pois quando faço um insert através de um $form passando pelo actionInserir as informções são inseridas normalmente sem erro de codificação, se eu altera o charset no main será que vai mudar alguma coisa nas outras parte da aplicação ?

‘db’ => array(

        'connectionString' => 'mysql:host=localhost;dbname=myDataBase',


        'emulatePrepare' => true,


        'username' => 'root',


        'password' => '',


        'charset' => 'utf8',


        'enableProfiling' => YII_DEBUG,


        'enableParamLogging' => YII_DEBUG,

),

Fernando,

Já houve o questionamento dos acentos no framework, nas CListView e CGridView, para evitar de ficar usando o utf8_decode()/utf8_encode(), deixa toda a aplicação setada como utf-8.

Se você tiver usando algum IDE, defini nas configurações para todos os arquivos abertos seja convertido para utf-8.

Eu uso o netbeans e ele tem essa definição, assim você não terá problemas de adicionar palavras acentuadas ou caracteres especial diretamente no código fonte e no banco de dados.

[RESOLVIDO]

Bom dia!!!