Login independente do Yii

Boa tarde pessoal,

Sou novo no fórum e novo com frameworks, antigamente trabalhava com java, mas parei por muito tempo e na necessidade de voltar a programar, decidi aprender uma nova linguagem, porém, estou com algumas dificuldades na utilização do Yii e sua estrutura MVC, tentei fazer algumas modificações nos arquivos para tentar chamar o login e somente se OK chamar o main do Yii, mas aqui só deu erro.

Por favor, alguém ai tem alguma dica? Tutorial? Idéia? rsrs

Eu dei uma olhada no google e no fórum aqui, mas não consegui implementar nada, se alguém puder ajudar…

Desde já agradeço, obrigado!

Abraços,

Diego Rodrigo

Oi!

Recomendo que comeces por aqui. Se já la foste então deves começar por aqui, depois tens mais tutoriais e informações neste site e por ultimo e recomendável veres/fazeres o tutorial do blog.

Outra coisa que recomendo é pesquisares sempre que tiveres uma duvida pelo fórum, leres a wiki e também a API. Lendo a API podes tirar muitas duvidas e aprender mesmo como muitos métodos funcionam.

Bom coding e bem vindo ao forum! :)

O tutorial do blog é excelente pra aprender!! :lol:

Muito obrigado! Do tutorial do Yii… eu tinha feito até a parte do "criando minha primeiro aplicação Yii" e depois me perdi um pouco na parte de banco de dados, darei uma olhada nos caminhos que me indicou, obrigado!

Achei vários tutoriais, mas por minha falta de conhecimento no assunto acabei me perdendo alguma vezes, por isso fui logo de cara tentar rodar o Yii e trabalhar na sua estrutura, mas quebrei a cara ao nem conseguir fazer ele chamar um login antes do main.

Obrigado Pessoal, irei estudar!

Se alguém tiver mais algum caminho a indicar, eu agradeço!

Abraços,

Diego Rodrigo

Diego,

Eu mesmo já esclareci 2 tópicos no fórum sobre Login Independente! Faça uma busca que vai achar os dois.

Bom dia,

Newerton, na verdade eu já tinha passado por esses tópicos, mas por ainda ser iniciante não entendi muita coisa, vou dar uma olhada novamente, pois nessa semana consegui aprender um pouco mais sobre o Yii.

Até consegui fazer um login vir antes do main, fiz um form e joguei a action dele em um validador, mas no caminho da action se eu deixo apenas o valida.php, ele me retorna objeto não encontrado ou se coloco o caminho inteiro (que fica dentro do protected) ele me retorna acesso proibido, com certeza estou fazendo algo de errado… mas ainda não consegui ver, alguem tem alguma sugestão?

Obrigado!

Abraços,

Diego Rodrigo

Diego,

Quando for trabalhar com URL no YII, usa o Yii::app()->createUrl(), com ele você consegue gerar as Url Válidas, mais é válidas se existir o Controller e a Action correspondente a URL.

Exemplo:

class NoticiaController extends Controller {

public function actionCreate(){}

}

Na URL você pode fazer manual: http://www.seusite.com.br/noticia/create/

Mais se deseja que o Yii cria a URL usa-se assim: Yii::app()->createUrl(‘noticia/create’);

Por que motivo usar o createUrl()?

Caso você futuramente deseja alterar a URL para usar Url Amigaveis ou encurtamento de URL, fica mais fácil e melhor, e essas configurações de URL fica no ‘urlManage’ que fica no config/main.php;

Com o tempo você vai aprendendo a usar o framework, e vai entendo o funcionamento correto.