Trabalhando com Views no Banco de Dados

Tudo bem senhores, sou um novo usuário do Yii Framework e estou gostando muito mesmo dele.

Bom gostaria de uma ajuda simples, como é que faço para fazer um mapeamento

em View no Banco de Dados?

Aqui estou usando o SQLSERVER, mas o mais importante é fazer que o Active_Record funcione

com uma View do Banco?

Alguma sugestão, pois procurei em tutoriais no site e nada concreto a isso.

Obrigado!

Já tentou fazer da mesma forma como se faz com tabelas normais?

Tentei testar no SQL Server, mas desisti. Não consigo conectar nele via PDO. Se souber como me fala ;D

No MySQL o Active Record funciona com views, sem problemas. Acabei de testar aqui, gerei o model pelo yiic e funcionou direitinho. Provavelmente deve funcionar da mesma maneira com SQL Server.

Cara legal, mas o maior problema da view que estou querendo acessar é de um outro banco.

Criei uma Model com a View que estou querendo acessar passando o banco.dbo.tabela e me retorna o seguinte:

"CDbException

Descrição

A tabela "banco.dbo.viewTabela" da classe de active record "Viewtabela", não pôde ser encontrada no banco de dados."

Como é de outro banco gostaria de ver a essa view sem abrir uma nova conexão com outro banco?

Obs: Mas valeu pela dica acima, fiz com outras tabelas na mão e funcionou.

Se é de outro banco, acho que não tem como fazer isso que você quer.

Pelo o que vi aqui, o suporte PDO a SQL Server no PHP é bem capenga. Eu nem consegui conectar no banco utilizando PDO!

Lembro que uns meses atrás tinha um pessoal do próprio PHP atrás de depoimentos de usuários "frustados" tentar "sensibilizar" a Microsoft e o pessoal do desenvolvimento, para conseguir um suporte descente a esse banco.

Nesse caso, acho que o ideal é utilizar outra conexão. Na verdade é bem simples de fazer isso. Lá no guide explica como fazer:

http://www.yiiframework.com/doc/guide/database.ar

Se quiser, eu tenho isso em português. Eu já enviei a tradução para o repositório, mas ela só vai aparecer no site no próximo release.

Obrigado mesmo.

Verei o que posso fazer aqui.

É coisa de trabalho mesmo… :rolleyes:

Na verdade, as views funcionam em MySQL por puro acidente. Tudo depende de como está implementado a acesso às tabelas em cada banco. No caso, é possível que no SQL Server nao seja possivel utiliza-las.

No entanto, conceitualmente, nao se deveria utilizar AR para views, visto que não são "registros ativos". Por que, ao invés disso, nao utilizas o relacionamento pelo AR?