Entendimento da framework

Olá a todos

Pessoal programo em php e nunca usei frameworks, já programo a alguns anos, porém sei que framework é necessário para agilizar o trabalho, melhorar a estrutura da aplicação, etc. Então resolvi usar Yii como framework, estudei a documentação e fazendo o blog de exemplo cosultei várias vezes o Guia, entendi como funciona a forma de trabalhar da ferramenta e suas regras, porém mesmo com a montagem do blog não entendi como realmente devo trabalhar com a ferramente, ou seja ainda não entendi como criar uma aplicação do inicio, que não chega nem próximo de um blog, como fazer relatórios em mesclando dados de tabelas diferentes por exemplo, relatórios com calculos matematicos, etc. Existe algum lugar no site que me explique isso? Realmente entendi o que a ferramente oferece seus recursos, mas o tutorial não me explica relamente como trabalhar.

Alguém pode me ajudar por favor preciso inicar um projeto e gostaria de usar essa ferramenta

Alexandre, estive na mesma situação quando iniciei com o Yii, antes só utilizava PHP puro.

O (pouco) que sei hoje, devo realmente à prática, iniciei fazendo os menus, que tinham de apontar para algum lugar, ou seja, um controller e um action. Depois de apontar, eu precisava renderizar alguma coisa, ou seja, as views. Nas views, eu precisava exibir dados do BD, que deviam estar definidos no model. Mas, para ter um model eu precisava de uma tabela no banco de dados e consequentemente um banco de dados.

No início confundi muita coisa, fazia load de dados na view, etc. Mas foi quando eu pensei "vou primeiro fazer e depois eu vejo se dá para melhorar", sem me preocupar se estava "certo da maneira Yii ou OOP", que realmente comecei a evoluir, claro, sempre pedindo ajuda no fórum, que é o melhor lugar. Depois disso criei alguns componentes e entendi como funcionam. Daí parti para o desenvolvimento de uma extensão.

Hoje temos um projeto de exemplos chamado Yiiplayground (http://yiiplayground.cubedwater.com) para auxiliar na documentação prática.

Eu inicio assim os meus projetos, talvez possa te ajudar a estruturar seu próprio meio de desenvolver com Yii:

1 - Primeiro pense nos dados, no modelo ER e crie a estrutura

2 - Crie a webapp com o yiic (yiic webapp <diretorio_do_site>)

3 - Configure o /protected/config/main.php para apontar ao seu banco de dados

4 - Instale o módulo Gii (basta configurar no arquivo acima, procure Gii no fórum que ensina certinho)

5 - Faça o Model e o Crud pelo módulo Gii

6 - Instale algo como o módulo srbac para controlar permissões de acesso

7 - Implemente as funcionalidades que precisar

Pode ser útil dividir a aplicação em backend e frontend (no cookbook tem um exemplo), neste caso, faça no início do projeto

Do mais, é pesquisar no fórum e entender que para cada tela que você exibir haverá um model, uma view e um controller/action, basicamente.

Espero ter colaborado,

:)

Abraços!!

Cara valeu pela atenção

Acredito que é da forma que você informou mesmo, já estou tentando montar algumas coisas e colocar aqui no forum para o pessoal avaliar como esta saindo. Valeu pelo link vou olhar e continuar estudando.

At+