Como Trocar O Id No Gridview

no projeto em que estou trabalhando, tenho uma tabela chamada "ClientesPf", para cadastro de pessoas físicas.

E um dos campos do formulário é "vendedora", ou seja, a pessoa que cadastra do cliente.

Acontece que no GridView, no campo "Vendedora" e na página onde aparece todos os dados, aparece o ID do funcionário cadastrado, ao invés de aparecer o nome do funcionario, no caso, a vendedora

já pesquisei muito e não tô encontrado algum resultado viável…

alguém poderia me dar uma luz nesse problema???

obs: seguem screenshots das telas em questão…

preciso muito de ajuda nesse quesito…

[color="#006400"]/* Moved from "General Discussion for Yii 1.1.x" to "Portuguese"

Please use English in general sub forums. */

[/color]

Cara, sou novato no Yii, mas acho que posso dar as dicas de como proceder, pois passei pela mesma dificuldade.

  1. Estou assumindo que vc tem duas tabelas relacionadas: a que vc citou "ClientesPf" e uma outra tabela com os dados dos Vendedores (tbl_vendedor).

  2. No model do seu ClientesPf, deve existir um método chamado relations() onde ficam definidas as relações entre esta tabela e as demais, no seu caso sua tabela de Vendedores.

Se não tiver, você deve colocar lá o código semelhante à:




        /**

		* @return array relational rules.

		*/

		public function relations(){

 			// NOTE: you may need to adjust the relation name and

 			//the related class name for the relations automatically generated

 			//below.

			return array(

					'vendedora' => array(self::BELONGS_TO, 'Vendedor', 'vendedor_id'),

			);



  1. E agora a parte que realmente está lhe interessando:

Nos arquivos responsáveis por exibir o gridview e os detalhes do cadastro de ClientesPf vc deve colocar no lugar do id do vendedor o seguinte comando


<?php $this->widget('zii.widgets.CDetailView', array(

			'data'=>$model, 

			'attributes'=>array( 

				'id', 

				'name',

				...

				array( 

                    'name'=>'vendedor_id', 

					'value'=>isset($model->vendedora)?CHtml::encode($model->vendedora->nome):"não definido"

				),

				...



Ednei, achei fantástico essa explicação…tem uns detalhes que eu não havia dito antes que são os seguintes:

  • a tabela relacionada com "ClientesPf" se chama "Usuarios", uma tabela designada para cadastrar os funcionarios da empresa.

  • Tem uma outra tabela chamada "Tipo de Usuarios", responsavel por descrever quais setores existem na empresa.

  • O objetivo de criar a "Tipo de Usuarios" foi pra que num dos campos de "Usuarios" chamado "descricao", venha um dropdownList oriundo da tabela "Tipo de Usuarios", com os setores.

tem outros pequenos fatos tambem…

tem como eu contatar vc pelo face ou pelo skype, algo assim?

toh meio desesperado porque tem outras coisas pra serem entregues tb kkk

até 15 de setembro…desde já obrigado pela cooperação e pela ajuda ^^

Que bom que ajudou cara. Podemos nos falar pelo face sim ou skype, só que talvez não terei muita disponibilidade pois estou na correria aqui tb.

Mas adiantando, um livro com ótimos exemplos desse tipo de programação (onde estou estudando tb) é o Web Application with Yii. O livro vai desde a instalação do Yii até a construção completa de um aplicativo sendo bem prático o passo a passo sem deixar a teoria de lado para vc conseguir adaptar facilmente os exemplos em seus projetos.

Também recomendo o estudo e o uso da extensão Giix que já cria as views e forms inserindo dropdowns onde existem os relacionamentos como no seu caso da Tabela "Tipo de Usuários".

Também tem o pessoal do grupo Yii Framework Brasil que acho mais ativo que aqui no Forum Portuguese.

Facebook: Ednei Oliveira