Vale A Pena?

Olá pessoal,

Conheci o Yii a pouco tempo através da indicação de um amigo e a pergunta é uma só, vale apena usar? Digo porque procurei por algumas referências, estudos sobre a framework e não encontrei muita coisa, parece que ela já tem um certo tempo no mercado mas AGORA que começou a deslanchar. Então, não tem lugar melhor que o próprio fórum para perguntar. Sou intermediário de Cake, adoro tudo voltado ao MVC, e acredito que seria minha maior dúvida. Então pessoal, quais as vantagens e desvantafens de se usar o Yii Framework, e porque?

Agradeço desde já,

Bom, já trabalhei em alguns projetos com cakePHP e considero o Yii de longe mais produtivo e flexível (mas isso pra min).

Alguns pontos que gosto bastante no Yii é na forma que seu código foi desenvolvido, [size=2]com uma arquitetura bem definida, uso de Design Patterns e facilidade de ser extendido, e algumas das features mais avançadas que outros frameworks não possuem nativamente, como: sistema de cache em camadas (usando memcached e apc), suporte a web services, internacionalização de verdade, sistema de autenticação/permissão usando RBAC, acesso a dados usando DAO, ORM + ActiveRecord (com lazy loading, inclusive), etc. [/size]

Tenho utilizado o Yii bastante para desenvolver sistemas, e como ele não é um framework Full Stack algumas funcionalidades ele não possui em seu core, isso é resolvido utilizando algumas das centenas de extensões ou até mesmo utilizando funcionalidades de outro framework.

Vulpine,

Digo o mesmo que o Wanderson.

O mais vantajoso que você não fica amarrado somente ao Yii, eu sempre uso algumas biblioteca do Zend, como o Zend Lucene, BarCode, Oauth, e API do Google, Twitter e outros.

Antes de trabalhar com Yii, eu era leigo em framework. Partir pro mais obvio, testar o que seja mais rápido o desenvolvimento do zero de uma aplicação com Autenticação, Autorização e Módulos.

Comecei com Zend, fiquei 2 dias pra fazer a conexão com o banco e um CRUD.

Passei pro Cake, não lembro qual versão que não tinha Autenticação e Autorização, somente por meio de extensão/modulo.

Testei o CodeIgniter também, mais nenhum me agrado, nenhum via completo como o Yii.

Fui para o Yii, entrei na página inicial, era bem primitivo, me arrisquei!

Modelo:

http://web.archive.org/web/20100828104100/http://www.yiiframework.com/

Porem, com o básico do tutorial, e o blog pronto que veio de exemplo já resolveu 50% da minha expectativa.

Com a base do Yii, você já consegue entregar um sistema simples para o cliente me menos de 4/5 dias inicialmente.

Hoje tudo que faço uso Yii, e por mais que você sabe dele, cada dia aparece novas formas de usar ele, reduzindo mais o tempo de programação.

Se você for se aventurar com Yii, começa AGORA, está vindo a versão 2.0.

Existem Wiki para o que pense em usar. Tem o Fórum, Tem o Google Groups, tem extensão a milhares, se não tiver uma extensão da sua necessidade, você mesmo pode criar é muito fácil.

Com certeza vale a pena cara, estou estudando a 1 ano mais ou menos e gosto bastante! Testei e li sobre vários antes de escolher o Yii. Tenhos sistemas rodando em intranet.

Semana passada tive contato com uma aplicação para controle de emissão de senhas e gerenciamento de filas de uma grande empresa do ramo, e quando bati o olho, percebi que era feito com Yii. Tem muitos recursos interessantes que nem sabia como utilizar. Isso me motivou ainda mais a estuda-lo.

Acredito que com o framework e a grande comunidade, voce não vai ficar na mão. :)

Obrigado pelo feedback pessoal,

Acredito que tenha sido o bastante para me interessar pela framework. Agora só me resta caçar conteúdo e estudar bastante. É bom saber que posso contar com uma comunidade ativa, mais uma vez, obrigado.

Atenciosamente,

Buenas pessoal,

Desculpe estar respondendo esse tópico só agora, pois vim pelo google após uma pesquisa de qual framework usar, ainda sou novato com framework, gostaria de algumas dicas para iniciar com o mesmo, teria alguma dica a respeito disso?

Exemplo: O que devo aprender para criar um CMS com este framework?

Dae Vulpine, como esta seu aprendizado? esta gostando do Yii?

Valeu