Ajuda Com Apc

Boa tarde amigos programadores…

Estou com um pouco de dificuldades em entender como o APC funcionaria em uma aplicação. Pelo que entendi, o APC é um cache do sistema certo?

Mas eu consigo manipular esse cache?

Por exemplo… eu quero carregar um menu com categorias e subcategorias. Mas quero que apenas mostre as categorias e subcategorias que possuam produtos cadastrados. Uma vez armazenado o resultado dessa consulta em cache, teria como atualizar esse cache apenas quando houver alguma mudança na tabela de categoria/subcategoria/produtos?

Existe a possibilidade de desenvolver uma rotina de teste com cache e sem cache para ver a diferença de desempenho?

Se alguém puder ajudar, agradeço desde já!

Lukas,

O yii você pode manipular vários tipo de cache, para a sua necessidade, sobre armazenar alguns trechos do código, tem o caching de fragmentos.


http://www.yiiframework.com/doc/guide/1.1/pt/caching.fragment

Com ele, você pode consultar a tabela do banco de dados, e verificar se houve alguma atualização dos dados, se houver ele renova o cache, caso não tenha ele mostra o conteúdo.

Dá uma lida no link com calma que ele mostra alguns exemplos.

O APC tem o cache de dados (que é o que você quer usar para o menu) e o cache de opcode, para acelerar a execução do PHP.

Para atualizar o cache quando houver mudaça no banco, veja o conceito de dependências do cache no guia.

Newerton, eu tinha lido sobre caching de fragmentos porém não sabia se resolveria meu problema…

Realizei alguns teste e vi que posso usar ele mesmo.

Obrigado os que postaram!