Vídeo Aulas de Yii

Pessoal, estou pensando em fazer algumas Vídeo Aulas de Yii, com boas práticas, resolução de dúvidas comuns, etc.

O que vocês acham da ideia?

Se gostarem, sugiram assuntos para serem abordados nos vídeos, senão, digam também e o motivo.

#Edit

Quem estiver afim de colaborar ajudando com os vídeos, seja produzindo ou divulgando-os, me adiciona no Skype para que possamos lhe adicionar ao grupo que estamos montando para juntar mais os desenvolvedores de Yii.

Meu Skype: fabiano.lothor

Acho excelente a ideia parceiro!!!

Existem otimas video aulas no youtube por exemplo, mas nem uma delas é em portugues.

Como tema, minha sugestão seria o desenvolvimento de um sistema simples, contendo login, nivel de usuario, etc…

Digo isso pois sou iniciante e tem muito material ensinando sempre a mesma coisa: baixar, instalar o framework e habilitar o Gii…rs

Lothor,

Eu apoio, acho que assistindo um vídeo deixa para iniciantes uma visão melhor do framework.

Pode começar como baixar e instalar e criar a aplicação, no outro video mostra a estrutura criação de controller e actions e por ae vai.

Opa galera, valeu pelo apoio!

Gosto bastante do Yii e estou empolgado para mostrar a outros desenvolvedores o quão bom ele é e também aprender mais com o feedback do pessoal.

Vou tentar encontrar algum tempo para gravar essas vídeo aulas nesse fim de semana.

Infelizmente a comunidade brasileira/portuguesa de Yii não é tão grande e unida.

Vejo que tem muita, mais muita gente brasileira usando o Yii, mais ninguem vem aqui da um feedback dos projetos desenvolvidos, ou ajudar a novos usuários.

Eu acho uma boa. Tanto que até tinha pensado em elaborar. Fico a disposição caso precise de algo.

Gostei da idéia, mas pelo fato de poder ser única, com novas abordagens, não pelo fato de ser em português, pois a pessoa que quer programar, obrigatoriamente tem de saber o básico de inglês.

A gente poderia abrir um canal compartilhado para que todos pudessem contribuir… Quem fosse gravando as vídeo aulas iria postando o conteúdo no canal.

A organização poderia ser feita por um grupo no Skype se vocês se interessarem.

#OFF

Quanto ao que o Luiz Celso falou, não acho que tenha sido isso que o Gustavo quis dizer acima.

Por mais que precisemos saber o básico do inglês para ler textos, atrigos, etc., nem sempre conseguimos entender alguém falando inglês, eu mesmo em relação a conversação sou um "zero a esquerda".

Claro que não precisamos entender tudo o que alguém fala em uma vídeo aula, afinal, o código fala por si só, mas a explicação em uma língua nativa fica muito mais clara e objetiva, sem contar que aprendemos não só a fazer algo, mas também porque aquilo deve ser feito (na visão de quem está gravando é claro).

Falou tudo Lothor,

Outra sugestão seria fazer o exemplo do blog em video. Acho bem simples e bacana pra quem ta começando.

Inglês basico praticamente todos nos temos parceiro, mas a fala/audição aí ja é mais especifico. E tambem há videos em outros idiomas, por isso reforcei que em portugues seria muito bacana. Isso é fato…

Sugiro uma vídeo aula sobre autenticação com Yii.

Assim como há o Devise no Ruby on Rails, seria interessante ver algo similar no Yii.

Opa, poderiamos era organizar isso melhor para todos poderem participar e mostrar o q cada um sabe um pouquinho e fazer essa comunidade brasileira crescer

Valeu Eric!

Bom, então vamos começar a nos organizar não é!?

Quem estiver afim de participar, me adiciona no Skype que aí criamos um Grupo para quem estiver afim de colaborar e lá decidimos a melhor forma de fazermos tudo.

Skype: fabiano.lothor

Boa iniciativa. Realmente quando comecei a usar o yii encontrei dificuldades em achar materiais em pt br.

Temos que passar nossas experiencias para os demais, creio que ajudando ao próximo teremos recompensa. Também pensei em fazer vídeos para iniciantes, e até de coisas que eu acho interessante compartilhar, mas por questão de tempo nem sei se vai dar.

Se por acaso eu fizer videos, posto aqui no forum.

Vamos crescer a comunidade brasileira Yii.

Te add no skype Lothor.

Até mais. :D

Seria bastante interessante algo assim.

Mas como já foi falado essa parte básica de baixar e instalar é desnecessária, pois já tem vários vídeos em português sobre isso. Interessante é mostrar um sistema real e não aquele exemplo fraco que tem de blog. Tipo um sistema com relações NxN que são muito frequentes em aplicações reais, login simples, login usando RBAC, temas, módulos e focar que é nos MODELs que devem ficar a regra de negócio como consultas e lógicas, e no CONTROLLERs que ficam as validações que vem do usuário e o envio para a views.

Com isso tb explicar os renders, partial render, portlets, uso das extensões pois mts são confusas de entender oq deixa um leigo em yii + perdido ainda, etc.

eu add o lothor no skype mas não aceitou!!

add ai quem quiser:

eric.maicon

Opa galera, andei meio sumido esses dias, o tempo está corrido com a Faculdade e o Trabalho.

Tive uns probleminhas com o Yii Bootstrap que demorei um tempo para achar uma solução, até que resolvi mexer no core da extensão. =/

Mas enfim… O problema aqui é só a falta de tempo, mas logo vou colocar o projeto para frente.

Eric, tem certeza que me adicionou? Não chegou nada aqui… Quando chegar em casa te adiciono, porque agora não dá.

Aproveitando sua boa vontade. Pode me dizer como começar?

Já fiz o download de tudo, instalei o xamp, descompactei o yii… enfim

quando acesso: localhost/yii/framework/yiic.php

me aparece:<br />

Acesso Proibido!<br />

Você não tem permissão para acessar o objeto requisitado. Ele pode estar protegido contra leitura ou não ser legível pelo servidor.<br />

Se você acredita ter encontrado um problema no servidor, por favor entre em contato com o webmaster.<br />

Error 403<br />

localhost<br />

Apache/2.4.2 (Win32) OpenSSL/1.0.1c PHP/5.4.4

Desculpa a demora cara, como ando dizendo, tá meio tenso aqui no trabalho e na faculdade, acho que só vou voltar a ter tempo no fim do ano.

Mas enfim… O yiic é um aplicativo que gera a sua webapp ele não é acessível via navegador.

Deves utilizá-lo através do CMD, dá uma lida nos Primeiros Passos, lá explica passo a passo o que fazer para gerar a sua primeira aplicação.

Se tiveres dúvidas, volta aqui e diz em que estás tendo dificuldades.

Ideia, excelente pois só vejo material em Ingles (não tenho problema com isso, mas para aqueles que o Ingles é um obstaculo a ser vencido, acho de extrema importância para a comunidade Yii Brasileira termos bons materiais em Português.)

Vou começar uma serie de tutoriais sobre o Yii, desde o Inicio, e vou postando no blog

allanfreitas.com.br, tava meio jogado às traças, mas troquei o layout, e começei a postar novamente.

Gostei muito da estrutura do Yii,

Aquele post sobre a estrutura do Site Oficial do Yii, esse YiiBoilerplate também é uma excelente base.

Tem umas vídeo aulas muito boa no youtube, só que está em espanhol, são 53 no total. O cara começa do zero mesmo, passa por relacionamento, validação, temas etc. Vale a pena dar uma olhada para ter uma ideia de como começar, eu, por exemplo, consegui aprender em uma semana assistindo essas vídeo aulas. Lógico, não sou um JEDI, mas consegui um emprego por causa delas. :)