Projeto para e-commerce em Yii

Prezados,

Gostaria de informar que disponibilizei um trabalho acadêmico no Git: https://github.com/angellicacardozo/YiiCommerce

Trata-se de um protótipo e-commerce. Acho que será bastante útil para quem esteja estudando o framework.

Também percebi que já existe um projeto com o mesmo nome. Pretendo pensar em um novo nome para o repositório tão logo.

Agradeço desde já opniões, críticas e sugestões.

Muito bacana o projeto!! Parabens ^^

Usou alguma extensão?

Perguntinha de iniciante no git:

Vi que vc usou


assets/

protected/runtime/

themes/classic/views/

no seu arquivo gitignore, aí qdo eu fui testar aki, tive q copiar o diretorio runtime e assets de um projeto meu. É assim mesmo??

Olá Gustavo,

Assets: Não subi a pasta assets pois a mesma será populada com os scripts e estilos conforme forem solicitados.

Runtime: Também não disponibilizei pois é um diretório populado com arquivo temporários, gerados em tempo de execução.

Classic theme: O tema utilizado pela aplicação é Main

Não estou utilizando extensões. Somente um componente para upload/carregamento de imagens que criei na época. Porém não é a versão com a maior cobertura de testes.


	$path= Yii::app()->fileManager->findFile($arquivo, $nome_da_pasta, $largura);

Obrigada,

Qualquer dúvida estou a disposição

Valeu Angéllica! :)

Angéllica,

Olhei uns controller e models, vi que tem bastante verificação.

Só duas dúvidas:

  1. Quando o cliente fecha a loja, e volta depois de 2 dias, ele consegue resgatar a sessão dele? Por que vi que você salva o ID do Cliente e da Sessão.

  2. Teve algum problema na sessão quando o usuário efetua o logout?

Digo isso, por que tive alguns ecommerces, eu tive que transferrir os dados do carrinho em 1 variavel, efetuara o logout e depois criar uma nova sessão com os dados do carrinho. Toda vez que o cliente efetuava logout ele perdia a sessão e era constragimento ir atras dos produtos denovo hehehe

Sobre seu projeto, está de parabéns, olhando meio por cima no git está bem estruturado, depois com calma vou usar ele, no meu não tem tanta verificação de quantidade, disponibilidade, até por que o que o cliente pede não é um ecommerce deste porte.

Angéllica,

Ocorreu o mesmo problema que no meu antigo ecommerce, mais o problema não é no projeto e sim no framework, houve uma atualização na versão 1.1.8 que adicionaram o CHttpSession::regenerateID() [Enh: Added CHttpSession::regenerateID() and improved CWebUser::changeIdentity() by regenerating session ID (Qiang)].

Ele gera uma nova sessão a cada logout(), e testei no yiicommerce seu e acontece a mesma situação, mais pelo código vi que usava a versão 1.1.7 o que ocorria perfeitamente.

Só questionei isso, para alguem que for usar este projeto, que primeiro veja com a autora a permissão para uso comercial, e se possivel usar a versão 1.1.7 do Yii, ass novas versões acima disto, e gerado nova sessão a cada login/logout, o que faz com que o carrinho esvazie, ocasionando constragimento para o cliente, e redução do produto no estoque.

Olá Newerton,

Obrigada pela observação, a proposta de correção com a nova versão do framework fica elegante.

Fiquei muito feliz em ver o retorno, esse é o motivo pelo qual não deixei o trabalho esquecido no workspace.

Quanto ao uso comercial: Fiz com a finalidade de aprender os recursos do framework, ou seja, o foco não era comercial. Esse é um projeto acadêmico. Na época, os cenários foram levantados pelo professor responsável; creio que não seja viável resgatar o código do Git e vendê-lo sem que ao menos seja realizada alguma adaptação.

Novamente, obrigada pela colaboração. :)

Newerton,

Lembro que vi em algum lugar mais não me lembro onde. Irei colocar meu 1º Sistema Yii online, quais as pastas e o que preciso colocar pra tudo dá certo??

Angélica, parabéns pela iniciativa -a comunidade necessita disto.

Enfim, tenho algumas ressalvas, principalmente sobre a organização do código, falta de padronização, parte do código em inglês -tirado dos exemplos de tutoriais- e outra em português.

Se você já segue ou quer seguir a área, recomendo dar uma estudada nos design patterns do PHP e programar mais um pouco.

Fora isso, parabéns.

Adrian,

Se seu projeto não for um e-commerce não precisa se preocupar, o constragimento mesmo e com o cliente na compra de produtos.

Não é um e-commerce não, é um sistema de notas. Já tem tudo, só gostaria de saber quais as pastas que devo colocar no servidor de hospedagem. Pois como disse esse é meu primeiro que irei colocar online.

Amigos preciso colocar alguma pasta do framework para que a aplicação rode online? Ou só basta copiar as pastas do Sistema mesmo??:unsure:

Sim parceiro, tem que fazer upload do framework também! :)

Valeu Gustavo, qualquer outra dúvida posto aqui.

;)

Angéllica esse projeto veio a calhar, estou apanhando com coisas simples que no Yii vira um parto, talvez estudando esse seu e-commerce salve minha pele. rs

Parabéns pela iniciativa.

Uma dúvida, qual versão do Yii usou para esse projeto?

Olá Cálcio, versão 1.1.7,

Obrigada, espero que dê o suporte necessário aos seus estudos.

Perfeito para estudar o Yii Framework, muito obrigado.

+1 Obrigado Angéllica !