Cadastramento de galeria

Bom dia a todos, eu comecei agora com a framework e estou com algumas duvidas, a primeira delas é.

Eu tenho 1 tabela (projeto) que será relacionada com outra tabela (galeria), o relacionamento será de 1:N .

Até ai tudo bem, mas o que eu gostaria de fazer, ao invés de criar uma view para a galeria e relaciona-la ao projeto, eu gostaria de criar um botão na view do projeto, e toda vez que este botão fosse clicado"onclick", o caminho daquela imagem já ficaria guardado para ser inserido (estarei utilizando um gerenciador de imagem), depois do cadastro do projeto, pois só assim eu terei o id do mesmo, e depois como eu faria para recuperar estas imagens na view de alteração deste projeto?

Então cara, a sua necessidade vai depender de alguns fatores, pelo que entendi segue abaixo as necessidades a serem preenchidas

  1. Como vocÊ terá um relacionamento de tabela, use o model da tabela principal e cria a relation entre as tabelas

  2. Dependendo do tipo de filtro que vocÊ for usar no controller e levando em consideração que vocÊ esta usando AR, vocÊ terá que criar um scope para definir o seu filtro o scope.

  3. Então no controller você cria a action para realizar os filtros, ou seja receber os post do ajax ou o js que você estiver usando tratar as informações, chamar os recursos criados no model que informei acima e retornar o resultado para o ajax e exibir na tela. A parte do ajax e manipulação do js e html é da forma comum que você já deve conhecer, ou seja html básico.

At