Yii Framework Forum: Resolvido: NetBeans e o code completion para Yii - Yii Framework Forum

Jump to content

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Resolvido: NetBeans e o code completion para Yii Rate Topic: -----

#1 User is offline   Junior - df9 

• Advanced Member
  • PipPipPip
  • Yii
  • Group: Members

Posted 07 June 2009 - 06:21 AM

Olá, colegas, estou tentando há algum tempo fazer o NetBeans me ajudar com as classes do Yii, mostrar os métodos das classes para facilitar a vida, mas não obitve sucesso.
O que eu fiz:
Fui até os includes do projeto e adicionei os paths para os diretórios do Yii e Yii /framework, copiei o diretório framework para meuprojeto/protected, apaguei o Yiilite.php, mas nada, o NetBeans sequer reconhece as classes do Yii...

Alguém poderia, por favor, me dizer o que devo fazer para funcionar? To morrendo louco aqui tendo de ler toda hora a documentação das classes para achar os métodos..

Muito obrigado!
0

#2 User is offline   Daniel Augusto Bastos 

• Advanced Member
  • PipPipPip
  • Yii

Posted 08 June 2009 - 04:15 PM

Cara, somos 2..
Começei usando o eclipse PDT, mas ele tb. Mas ele não faz. Tentei usar o NetBeans pra ver se fazia, mas tb não consegui.
Acabei voltando pro eclipse, mais pq já to mais acostumado..
0

#3 User is offline   Junior - df9 

• Advanced Member
  • PipPipPip
  • Yii

Posted 08 June 2009 - 06:18 PM

Podecre...dá pra chorar...juntando isso à falta de exemplos de código da documentação do Yii, pããtz..mata qualquer um
0

#4 User is offline   Alex Weber 

• Newbie
  • Yii

Posted 09 June 2009 - 03:02 PM

opa!

é fácil... é só definir o Include Path do seu projeto!

Vai na propriedades e coloca o caminho pro yii framework e já era!  Ele autocompleta tudo!
0

#5 User is offline   Junior - df9 

• Advanced Member
  • PipPipPip
  • Yii

Posted 09 June 2009 - 08:43 PM

duro que já fiz isso, Alex, incluí o path pro Yii, pro Yii/framework, copiei a pasta framework para dentro do projeto e nada...realmente não sei o que ocorre
0

#6 User is offline   Alex Weber 

• Newbie
  • Yii

Posted 09 June 2009 - 09:07 PM

puts meu...qual versão do NB vc usa?

6.5 no Ubuntu Jaunty aqui e funciona perfeito... tipo de primeira ele monta um índice e demora um pouco, mas se eu reiniciar o netbeans ele já fica ligeiro e completa tudo!

(foda que aqui o NB nao dá dicas pro php normal... tipo strlen(), etc) rsrsrs
0

#7 User is offline   Junior - df9 

• Advanced Member
  • PipPipPip
  • Yii

Posted 10 June 2009 - 07:38 AM

Então, versão 6.5, Kubuntu Jaunty com KDE 4.2...ele faz os esquemas de indexar, carrega, carrega e no final não completa o código.

Você poderia, por gentileza, postar exatamente onde você configurou? Eu segui a dica do vídeo-tuto do blog, onde o cara configura os paths...tem mais algum lugar?

A ferramenta é excelente, nunca tinha usado NetBeans, mas agora não me vejo sem ele, só falta esse detalhe da sugestão de código..

Obrigado pela paciência!!  :D
0

#8 User is offline   Alex Weber 

• Newbie
  • Yii

Posted 10 June 2009 - 08:41 AM

Então, eu fiz exatamente igual ao tutorial do blog também... ou seja, é por projeto o include.

Fiz um teste agora, no meu projeto do blog que fiz acompanhando o tutorial:
Abri o index.php e digitei "Yii::" e já aparece uma lista de métodos...  ???

Realmente não sei o que pode ser... eu tentaria fazer denovo, tipo cria um novo projeto, coloca o include path pro diretório raiz aonde está o framework (o meu fica em /usr/share/php/yii/yii-1.0.6/), espera indexar e reinicia o netbeans.

Dai tenta fazer o que fiz no index.

Sei que não é nada de novo, mas realmente não sei muito mais o que fazer pois sou novo tanto no linux quanto no netbeans e quanto no yii...

boa sorte!! :)
0

#9 User is offline   Daniel Augusto Bastos 

• Advanced Member
  • PipPipPip
  • Yii

Posted 10 June 2009 - 04:27 PM

Pessoal. Aqui to testando no NB e no eclipse PDT.
Nenhum dos 2 ta acertando a config. Uso normalmente o Eclipse, mas nada impede de mudar pro NB, caso funcione perfeitamente.  ;D

O lance é que ele não resolve algumas coisas. Tipo:
"Yii:import(...)" ele resolve pq é um método de classe e talz. Mas, se for uma parada tipo "Yii::App()-> ....." dai pra frente ele não resolve, pq, por PHP ser uma linguagem fracamente tipada, ele não consegue resolver o tipo e, consequentemente, não sabe qual objeto o Yii::App() retorna. To aqui na pesquisa, mas .. eu acho que não dá pra resolver isso e ficar 100% não.

O jeito vai ser manter um olho na doc e outro na IDE mesmo :'(
0

#10 User is offline   Junior - df9 

• Advanced Member
  • PipPipPip
  • Yii

Posted 10 June 2009 - 06:11 PM

Resolvido!!!!  O problema é com a versão empacotada pelo Ubuntu 6.5.0, parece que teve algumas mudanças no code completion na versão 6.5.1 disponível pelo site oficial do NetBeans. Se vocês observarem (quem tiver o erro), no canto inferior direito da ferramenta tem uma bolinha vermelha indicando um erro:
"can't find cluster"

Para resolver de vez:

Fiz o download pelo site
http://www.netbeans.org/downloads, mais especificamente:
http://www.netbeans....p&version=6.5.1

fiz o download somente da versão com PHP, porque não vou usar outra coisa e o download é levinho, 23 MB. Se alguém estiver lendo isso tentando resolver o problema, escolha sua plataforma corretamente (win/mac/linux)

Removi o pacote que estava instalado pelo add/remove programs do Kubuntu (a versão 6.5.0)

Depois, o básico
$ sudo chmod +x netbeans-6.5.1-ml-php-linux.sh
$ ./netbeans-6.5.1-ml-php-linux.sh

Next/Next/Install sem mudar nenhum parâmetro...instalando a versão 6.5.1 no diretório do meu usuário mesmo. Iniciei a ferramenta, abri o projeto anterior que eu tinha, ela refez os índices e agora não aparece mais a bolinha de erro, e melhor ainda, tudo funcionando perfeitamente.

Tá funcionando até mesmo o Yii::app()->xxx !!!!!!!!!!

;>))

Great!!!!

Abraços e boa sorte amigos!!!
0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

1 User(s) are reading this topic
0 members, 1 guests, 0 anonymous users