Resolvido: NetBeans e o code completion para Yii

Olá, colegas, estou tentando há algum tempo fazer o NetBeans me ajudar com as classes do Yii, mostrar os métodos das classes para facilitar a vida, mas não obitve sucesso.

O que eu fiz:

Fui até os includes do projeto e adicionei os paths para os diretórios do Yii e Yii /framework, copiei o diretório framework para meuprojeto/protected, apaguei o Yiilite.php, mas nada, o NetBeans sequer reconhece as classes do Yii…

Alguém poderia, por favor, me dizer o que devo fazer para funcionar? To morrendo louco aqui tendo de ler toda hora a documentação das classes para achar os métodos…

Muito obrigado!

Cara, somos 2…

Começei usando o eclipse PDT, mas ele tb. Mas ele não faz. Tentei usar o NetBeans pra ver se fazia, mas tb não consegui.

Acabei voltando pro eclipse, mais pq já to mais acostumado…

Podecre…dá pra chorar…juntando isso à falta de exemplos de código da documentação do Yii, pããtz…mata qualquer um

opa!

é fácil… é só definir o Include Path do seu projeto!

Vai na propriedades e coloca o caminho pro yii framework e já era!  Ele autocompleta tudo!

duro que já fiz isso, Alex, incluí o path pro Yii, pro Yii/framework, copiei a pasta framework para dentro do projeto e nada…realmente não sei o que ocorre

puts meu…qual versão do NB vc usa?

6.5 no Ubuntu Jaunty aqui e funciona perfeito… tipo de primeira ele monta um índice e demora um pouco, mas se eu reiniciar o netbeans ele já fica ligeiro e completa tudo!

(foda que aqui o NB nao dá dicas pro php normal… tipo strlen(), etc) rsrsrs

Então, versão 6.5, Kubuntu Jaunty com KDE 4.2…ele faz os esquemas de indexar, carrega, carrega e no final não completa o código.

Você poderia, por gentileza, postar exatamente onde você configurou? Eu segui a dica do vídeo-tuto do blog, onde o cara configura os paths…tem mais algum lugar?

A ferramenta é excelente, nunca tinha usado NetBeans, mas agora não me vejo sem ele, só falta esse detalhe da sugestão de código…

Obrigado pela paciência!!  :D

Então, eu fiz exatamente igual ao tutorial do blog também… ou seja, é por projeto o include.

Fiz um teste agora, no meu projeto do blog que fiz acompanhando o tutorial:

Abri o index.php e digitei “Yii::” e já aparece uma lista de métodos…  ???

Realmente não sei o que pode ser… eu tentaria fazer denovo, tipo cria um novo projeto, coloca o include path pro diretório raiz aonde está o framework (o meu fica em /usr/share/php/yii/yii-1.0.6/), espera indexar e reinicia o netbeans.

Dai tenta fazer o que fiz no index.

Sei que não é nada de novo, mas realmente não sei muito mais o que fazer pois sou novo tanto no linux quanto no netbeans e quanto no yii…

boa sorte!! :)

Pessoal. Aqui to testando no NB e no eclipse PDT.

Nenhum dos 2 ta acertando a config. Uso normalmente o Eclipse, mas nada impede de mudar pro NB, caso funcione perfeitamente.  ;D

O lance é que ele não resolve algumas coisas. Tipo:

"Yii:import(…)" ele resolve pq é um método de classe e talz. Mas, se for uma parada tipo "Yii::App()-> …" dai pra frente ele não resolve, pq, por PHP ser uma linguagem fracamente tipada, ele não consegue resolver o tipo e, consequentemente, não sabe qual objeto o Yii::App() retorna. To aqui na pesquisa, mas … eu acho que não dá pra resolver isso e ficar 100% não.

O jeito vai ser manter um olho na doc e outro na IDE mesmo :cry:

Resolvido!!!  O problema é com a versão empacotada pelo Ubuntu 6.5.0, parece que teve algumas mudanças no code completion na versão 6.5.1 disponível pelo site oficial do NetBeans. Se vocês observarem (quem tiver o erro), no canto inferior direito da ferramenta tem uma bolinha vermelha indicando um erro:

"can't find cluster"

Para resolver de vez:

Fiz o download pelo site

http://www.netbeans.org/downloads, mais especificamente:

http://www.netbeans…p&version=6.5.1

fiz o download somente da versão com PHP, porque não vou usar outra coisa e o download é levinho, 23 MB. Se alguém estiver lendo isso tentando resolver o problema, escolha sua plataforma corretamente (win/mac/linux)

Removi o pacote que estava instalado pelo add/remove programs do Kubuntu (a versão 6.5.0)

Depois, o básico

$ sudo chmod +x netbeans-6.5.1-ml-php-linux.sh

$ ./netbeans-6.5.1-ml-php-linux.sh

Next/Next/Install sem mudar nenhum parâmetro…instalando a versão 6.5.1 no diretório do meu usuário mesmo. Iniciei a ferramenta, abri o projeto anterior que eu tinha, ela refez os índices e agora não aparece mais a bolinha de erro, e melhor ainda, tudo funcionando perfeitamente.

Tá funcionando até mesmo o Yii::app()->xxx !!!

;>))

Great!!!

Abraços e boa sorte amigos!!!