Instalação do Yii (iniciante)

Boa Noite a todos,

Sou novo aqui, estou envolvido em um projeto de PHP com mysql e quero aprender a utilizar o framework yii.

Estou com uma dificuladade na instalação.

Observei que a maioria dos exemplos as pessoas utilizavam xampp, porem eu estou utiizando o EasyPHP versão 5.3, como mysql 5.1 instalado.

Primeiro tive aquele erro de ele não achar o php.ex criei a váriavel de ambiente e parece ter funcionado, sendo que quando eu executo o comando:

c:\Arquivos de Programas\EasyPHP-5.3.5.0\www\yii\framewors> yiic webapp c:\Arquivos de Programas\EasyPHP-5.3.5.0\www\teste

ele me dá o seguinte erro:





 Could not open input file: C:\Arquivos de Programas\easyPHP-5.3.5.0\www\yii\fram

ework\yiic

 Fui na pasta e dei permissão total, mas não funcionou....Alguém sabe o porque desse erro ??





 Abraços, 


 Mansur

tente:

php yiic.php webapp c:\Arquivos de Programas\EasyPHP-5.3.5.0\www\teste

Mansur,

Verifica onde esta o php.exe, e executa apartir dele.

Se o exemplo do Daniel não de certo:

php yiic.php webapp c:\Arquivos de Programas\EasyPHP-5.3.5.0\www\teste

Faz assim:

c:\Arquivos de Programas\EasyPHP-5.3.5.0\php yiic.php webapp c:\Arquivos de Programas\EasyPHP-5.3.5.0\www\teste

tá certo o "s" no final deste caminho, na palavra "frameworS" que você postou ou foi apenas um erro de digitação?

…c:\Arquivos de Programas\EasyPHP-5.3.5.0\www\yii\framewors>…

Fala Galera,

Eu consegui realizar a instalação, após ter criado uma váriavel de ambiente também para o caminho do yiic.

Muito obrigado a todos pela ajuda.

Vamos trocar muita idéia ainda.

Abraços,

Mansur

Sou iniciante com frameworks.

Pelas pesquisas que fiz o Yii está se destacando e muito, por isso decidi entrar no mundo de frameworks já aprendendo o Yii, porém estou tendo dificuldades na instalação da estrutura básica para desenvolver o primeiro aplicativo.

Podem me ajudar por favor?

Serei muito grato.

Atualmente temos um servidor na empresa o qual acesso da seguinte forma "192.168.1.254/cms/yii"

Via diretório acesso da seguinte forma "G:/cms/yii"

Em todos os tutorias que li, a instalação é via prompt de comando.

Existe alguma outra forma de fazer a instalação e caso a única maneira seja via prompt, como o faço na minha realidade apresentada acima?

Obrigado!

Eu uso Linux, mas fiz alguns testes com o WAMP Server no Windows 7, é muito fácil

Tem uns vídeos no Youtube a esse respeito

http://www.youtube.com/results?search_query=setting+up+yii+framework+windows&aq=f

Espero que ajude!

:)

Abraços!

Na verdade, não existe uma instalação do Yii (Calma, eu esplico)

o Yii não é algo que vc precise realmente instalar, apenas refernciar que vai usar ele.

O que vc cria por linha de comando é uma estrutura básica para um aplicativo/site como facilitador com algum código que, possívelmente vc vai usar. Mas tudo isso é como se fosse um exemplo.

Não existe problemas, por exemplo, de se criar tudo na mão, mas da trabalho, por isso se usa a linha de comando, pra facilitar o trabalho.

Bom, já que criar na mão da muito trabalho, vc poderia fazer o seguinte:

1 - Instala o PHP na sua máquina e cria a aplicação.

2 - Cria a aplicação básica na sua máquina.

3 - Copia pro servidor sua nova aplicação junto com o Yii.

4 - Altera os arquivos index.php e index-test.php pra apontar pro caminho do Yii no seu servidor.

Caso vc não tenha possibilidade de instalar algum software na sua máquina do trabalho, deixei anexo um projeto em branco, criado no meu pc com a última versão estável do Yii, mas aconselho fortemente que vc faça o que eu falei antes, pois vc vai precisar da experiência de mudar sozinho os caminhos no dia que for por seu projeto em outro servidor.

Scoob e Daniel, muito obrigado pela ajuda.

Tentei criar novamente aqui via linha de comando e não funciona.

Recebo o seguinte erro ao tentar criar "php.exe não é reconhecido como comando interno ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes"

Daniel, baixei os arquivos e alterei o caminho do framework nos arquivos index.php e index-test.php e funcionou, agora preciso aprender como criar aplicações usando o Yii.

Caso tenham tutorias didáticos para recomendar, agradeço.

Novamente Obrigado!

No caso, não funcionou pq o php não está no path.

Veja o link que esplica:

http://www.php.net/manual/pt_BR/faq.installation.php#faq.installation.addtopath

Pessoal, uma forma simples de executar o gerador de Apps, é você acessar a pasta onde está framework, vou mostrar o passo a passo através do "cmd"

No Windows.

1 iniciar cmd

2 cd "C:\www\yii\framework"

3 php yiic webapp c:\www\yii1

Pronto!.

O yii criará na pasta "yii1" minha aplicação, depois vamos lá na pasta yii1, faremos as customizações, para acessar o banco que vc tenha criado e tals.