Manipulação de dados

Galera, estou com uma simples dificuldade. Manipular dados recuperados do banco pelos metodos de Active Record. É o seguinte, consigo utilizar da forma apresentada no Guide:




// encontra o primeiro registro que atenda a condição especificada

$post=Post::model()->find($condition,$params);

// encontra o registro com a chave primária especificada

$post=Post::model()->findByPk($postID,$condition,$params);

// encontra o registro com os atributos tendo os valores especificados

$post=Post::model()->findByAttributes($attributes,$condition,$params);

// encontra o primeiro registro, utilizando o comando SQL especificado

$post=Post::model()->findBySql($sql,$params);



Mas agora vem o problema, utilizei estes metodos na view e mesmo assim tive problemas em acessar o array.

Quero utilizar estes metodos no controller e acessar os dados recuperados na view, porque a forma que disse que fiz acima é 100% errada.

Preciso fazer isso manualmente sem utilizar o gridView default.

Então seguem as perguntas:

Utilizando estes metodos de recuperação dos dados no Controller, como acesso estes dados na View? Gostaria de saber, talvez um exemplo de como ficaria o Controller e a View.

Como quero apenas exibir dados que estão no banco, é necessário ter um model especifico para exibir estes dados ou posso utilizar os que já existem em cada tabela? (contando que vou fazer selects relacionados de várias tabelas)

Ah pessoal, com relação à utilização dos metodos eu não tenho problemas, pois o Guide é bem claro com isso.

Eu preciso fazer estes selects porque vou fazer a parte administrativa de um site, só que no site só quero exibir os dados que vão estar no banco, na verdade não é para um site, mas o exemplo serve.

Outra coisa, no Guide que esta em Inglês tem bastante conteúdo que não tem na parte que esta em Português, como por exemplo, na parte em português ensina criar a primeira aplicação sem utilização do Gii. Eu gostaria de poder ajudar a fazer a tradução, mas ainda não tenho a manha no Yii.

Você está passando a variável do controller para a view?


$post=Post::model()->findBySql($sql,$params);

$this->render('minhaview', array(

  'model' => $model,

  'posts' => $post,

));

Hum, no exemplo que você deu então é só eu acessar as váriaveis $model e $post da forma básica?

Sim! :)

Na view você pode usar assim:




if($posts) 

  foreach($posts as $post)

    echo $post->id;

    echo $post->author;

    //...

else

  echo 'Nenhum post';

Valeu mano, você falou tudo que eu queria! Precisando estamos ai!