Como carregar Dropdown diânico no Update Como carregar Dropdown diânico no Update
Posted 23 January 2011 - 01:45 PM
Guardo apenas o id da cidade na tabela onde tem o endereço completo de quem esta preenchendo o formulário.
Na minha tabela cidade tenho os campos: idcidade, idestado, nome_cidade.
Na minha tabela estado tenho os campos: idestado, idpais, nome_estado, sgl_estado.
Até ai tudo bem, o Dropdown dinâmico funcionou perfeitamente.
No meu formulário como já disse tenho os dropdowns Estado e Cidade além de outros que não preciso dizer. O input Cidade manda valor para o model e Estado só esta lá para fazer aparecer as cidades.
Quando faço o Insert tudo bem, meu problema é quando vou fazer o Update, quando abro qualquer tela de Update nem o Campo Estado nem o Campo Cidade vem preenchido com o que o controler resgata do banco pelo model e este é meu problema, como faço para fazer com que o Campo Estado e Cidade fiquem já com seus valores corretos ao acessar o _form dentro do Update?
Desculpem, acho que enrolei demais para falar o problema, mas precisei fazer isso pq sem isso nem eu estava entendendo.
Posted 24 January 2011 - 01:50 PM
Posta pra nós, a parte do form que tem esses 2 DropDown, eu tenho a solução.
Posted 24 January 2011 - 02:33 PM
<div class="row">
<?php echo $form->labelEx($model,'Estado'); ?>
<?php
$estado = Estado::model()->findAllEstado();
echo CHtml::dropDownList('estado','', $estado,
array(
'empty' => 'Selecione um estado',
'ajax' => array(
'type'=>'POST',
'url'=>CController::createUrl('pessoa/dynamiccities'),
'update'=>'#idcidade',
)));
?>
</div>
<div class="row">
<?php echo $form->labelEx($model,'idcidade'); ?>
<?php echo CHtml::dropDownList('idcidade','', array(), array('empty' => 'Selecione uma cidade')); ?>
<?php echo $form->error($model,'idcidade'); ?>
</div>
Obrigado,
Posted 24 January 2011 - 02:34 PM
Extensions:
translate modue - module to handle translations
multiActiveRecord - db selection in models
redisCache - redis cache component
mpCpanel - interact with cpanel api
mUploadify - use uploadify uploader in your application
Gustavo Salomé Silva
Posted 23 October 2012 - 06:29 PM
Gustavo, on 24 January 2011 - 02:34 PM, said:
Ola pessoal eu vi o exemplo de tres(2) dropdown (estado cidade) mas tentei adaptar ao do meu mas não consegui fazer.desculpa pela ignorancia eu sou novato.eu tenho 3 tabelas(categorias, subcategorias, e inscricao).eu quero fazer o seguinte dentro do formulario aluno quero que as 3 tabelas seria um dropdown dinamico.
categoria( id_categorias (int), nome_categorias(varchar));
subcategorias(id_subcategorias(int), id_categorias(int),nome_subcategorias(varchar));
inscricao(id_inscricao(int), id_subcategorias(int),tipo_inscricao(varchar));
Ficaria muita mais facil min explicar em que ficheiro editar os codigos.tambem tenho uma duvida em 'url'=>CController::createUrl('pessoa/dynamiccities') como criar o ficheiro? e onde fica? e o que que fica ali dentro? dynamiccities ,
obrigado
Posted 23 October 2012 - 06:55 PM
Segue a minha solução, com exemplo do meu Model - Cliente.
class Cliente extends CActiveRecord {
public $uf;
[...]
public function afterFind() {
$this->uf = Municipio::model()->findByPk($this->codmunicipio)->uf_ibge;
}
}
class Municipio extends CActiveRecord {
public function lista($id)
{
if ($model->isNewRecord) {
$municipios = array();
} else {
$municipios = Municipio::model()->findAll(array(
'condition' => 'uf_ibge = :uf_ibge',
'params' => array(':uf_ibge' => $id)
));
}
return $municipios;
}
}
Segue meu _form.php
<?php echo $form->labelEx($model, 'uf'); ?>
<?php
$ufs = Estado::model()->findAll();
$ufs = CHtml::listData($ufs, 'uf_ibge', 'uf');
?>
<?php
echo $form->dropDownList($model, 'uf', $ufs, array('empty' => 'Selecione',
'ajax' => array(
'type' => 'POST',
'url' => Yii::app()->createUrl('my/municipios'),
'success' => 'function(data){$("select#Cliente_codmunicipio").html(data);}',
'data' => array('uf' => 'js:$(this).val()')
)));
?>
<?php echo $form->error($model, 'uf'); ?>
<?php echo $form->labelEx($model, 'codmunicipio'); ?>
<?php echo $form->dropDownList($model, 'codmunicipio', CHtml::listData(Municipio::lista($model->uf), 'codmunicipio', 'municipio')); ?>
<?php echo $form->error($model, 'codmunicipio'); ?>
This post has been edited by Newerton: 23 October 2012 - 06:55 PM
Posted 25 October 2012 - 05:53 AM
Quem puder me responda porque estou a pegar framework Yii e não está nada facíl porque é tanta coisa para ler.
Obrigado
Posted 27 October 2012 - 05:52 AM
Newerton, on 23 October 2012 - 06:55 PM, said:
Segue a minha solução, com exemplo do meu Model - Cliente.
class Cliente extends CActiveRecord {
public $uf;
[...]
public function afterFind() {
$this->uf = Municipio::model()->findByPk($this->codmunicipio)->uf_ibge;
}
}
class Municipio extends CActiveRecord {
public function lista($id)
{
if ($model->isNewRecord) {
$municipios = array();
} else {
$municipios = Municipio::model()->findAll(array(
'condition' => 'uf_ibge = :uf_ibge',
'params' => array(':uf_ibge' => $id)
));
}
return $municipios;
}
}
Segue meu _form.php
<?php echo $form->labelEx($model, 'uf'); ?>
<?php
$ufs = Estado::model()->findAll();
$ufs = CHtml::listData($ufs, 'uf_ibge', 'uf');
?>
<?php
echo $form->dropDownList($model, 'uf', $ufs, array('empty' => 'Selecione',
'ajax' => array(
'type' => 'POST',
'url' => Yii::app()->createUrl('my/municipios'),
'success' => 'function(data){$("select#Cliente_codmunicipio").html(data);}',
)));
?>
<?php echo $form->error($model, 'uf'); ?>
<?php echo $form->labelEx($model, 'codmunicipio'); ?>
<?php echo $form->dropDownList($model, 'codmunicipio', CHtml::listData(Municipio::lista($model->uf), 'codmunicipio', 'municipio')); ?>
<?php echo $form->error($model, 'codmunicipio'); ?>
pessoal estou mesmo travado em fazer dropdown dinamico vou explicar o que eu fiz fazque ainda não funcionou.
as 3 tabelas seria um dropdown dinamico.
categoria( id_categorias (int), nome_categorias(varchar));
subcategorias(id_subcategorias(int), id_categorias(int),nome_subcategorias(varchar));
inscricao(id_inscricao(int), id_subcategorias(int),tipo_inscricao(varchar));
Mas não coloquei relacionamento entre elas e depois tenhouma outra tabela que e alunos(codigo_alunos,nome_alunos,nome_categoria,nome_subcategoria,tipo_inscricao)
depois ja criei CRUD da tabela aluno e gostaria de que aqueles 3 tabelas acima seja um dropdown dinamico quando eu escolho um tipo categoria esse vai me listar o seu tipo de subcategorias em dropdown subcategorias e depois quando seleciono um determinado sucategoria ele vai me listar o tipo de inscricão.
peço desculpa pela tanta volta.
obrigado
Posted 27 October 2012 - 09:12 PM
Você vai precisar usar o paramêtro 'ajax' => array() nos 3 dropDownList(), cada dropDowList(), você vai usar uma 'url' => Yii::app()->createUrl() diferente.
No primeiro dropDownList('categoria'), você vai precisar enviar o ID selecionado e retornar os <options> para o dropDownList('subcategoria'), isso vai ocorrer o mesmo para o dropDownList('subcategoria'), selecinando o ID do dropDownList('subcategoria'), vai enviar o ID selecionado para outra URL e retornar os <options> para o dropDownList('inscricao').
Seria mais ou menos assim:
<?php
$categorias = Categoria::model()->findAll();
$categorias = CHtml:listData($categorias, 'id', 'titulo');
echo $form->dropDownList($model, 'categoria', $categorias, array('empty' => 'Selecione',
'ajax' => array(
'type' => 'POST',
'url' => Yii::app()->createUrl('my/subcategorias'),
'success' => 'function(data){$("select#subcategoria").html(data);}',
'data' => array('id' => 'js:$(this).val()')
)));
?>
<?php
echo $form->dropDownList($model, 'subcategoria', array(), array('empty' => 'Selecione',
'ajax' => array(
'type' => 'POST',
'url' => Yii::app()->createUrl('my/inscricao'),
'success' => 'function(data){$("select#inscricao").html(data);}',
)));
?>
<?php
echo $form->dropDownList($model, 'inscricao', array());
?>Segue esse wiki: http://www.yiiframew...endent-dropdown
Faz pelo menos 1 dropDownList() funcionar, que no resto você vai ter sucesso.
Posted 02 November 2012 - 02:20 PM
Newerton, on 27 October 2012 - 09:12 PM, said:
Você vai precisar usar o paramêtro 'ajax' => array() nos 3 dropDownList(), cada dropDowList(), você vai usar uma 'url' => Yii::app()->createUrl() diferente.
No primeiro dropDownList('categoria'), você vai precisar enviar o ID selecionado e retornar os <options> para o dropDownList('subcategoria'), isso vai ocorrer o mesmo para o dropDownList('subcategoria'), selecinando o ID do dropDownList('subcategoria'), vai enviar o ID selecionado para outra URL e retornar os <options> para o dropDownList('inscricao').
Seria mais ou menos assim:
<?php
$categorias = Categoria::model()->findAll();
$categorias = CHtml:listData($categorias, 'id', 'titulo');
echo $form->dropDownList($model, 'categoria', $categorias, array('empty' => 'Selecione',
'ajax' => array(
'type' => 'POST',
'url' => Yii::app()->createUrl('my/subcategorias'),
'success' => 'function(data){$("select#subcategoria").html(data);}',
'data' => array('id' => 'js:$(this).val()')
)));
?>
<?php
echo $form->dropDownList($model, 'subcategoria', array(), array('empty' => 'Selecione',
'ajax' => array(
'type' => 'POST',
'url' => Yii::app()->createUrl('my/inscricao'),
'success' => 'function(data){$("select#inscricao").html(data);}',
)));
?>
<?php
echo $form->dropDownList($model, 'inscricao', array());
?>Segue esse wiki: http://www.yiiframew...endent-dropdown
Faz pelo menos 1 dropDownList() funcionar, que no resto você vai ter sucesso.
Muito obrigado Newerton.ate aqui esta tudo bem agora estou tendo problema em controlo.A duvída agora e como vou criar a função que pega os dados na base de dados o exemplo esta acima mas não sei em que subpasta Guardar(O ficheiro _form esta dentro de View/Aluno onde vou guardar o Objecto subcategorias e inscricao) e nem em que classe vai ficar estas função.
Obrigado
Posted 02 November 2012 - 05:09 PM
Só como exemplo, tem uma wiki que ensina a criar 1 controler para somente essas requisições ajax. Eu criei com o nome de MyControler, e nele eu coloco as actions que me retorna os dados.
No dropdown categoria, você vai consultar o my/subcategorias, então no controler seria assim:
class MyController extends Controller {
public function actionSubcategorias(){
$subs = Subcategorias::model()->findAll('parent = :parent', array(':parent' => $_POST['id']));
$subs = CHtml::listData($subs, 'id', 'titulo');
echo CHtml::tag('option', array('value' => ''), CHtml::encode('Selecione'), true);
foreach ($subs as $value => $name) {
echo CHtml::tag('option', array('value' => $value), $name, true);
}
}
}Ai quando retornar os dados, o:
'success' => 'function(data){$("select#subcategoria").html(data);}',Vai adicionar todo o html adicionado no <select id="subcategoria">
Posted 02 November 2012 - 09:11 PM
Newerton, on 02 November 2012 - 05:09 PM, said:
Só como exemplo, tem uma wiki que ensina a criar 1 controler para somente essas requisições ajax. Eu criei com o nome de MyControler, e nele eu coloco as actions que me retorna os dados.
No dropdown categoria, você vai consultar o my/subcategorias, então no controler seria assim:
class MyController extends Controller {
public function actionSubcategorias(){
$subs = Subcategorias::model()->findAll('parent = :parent', array(':parent' => $_POST['id']));
$subs = CHtml::listData($subs, 'id', 'titulo');
echo CHtml::tag('option', array('value' => ''), CHtml::encode('Selecione'), true);
foreach ($subs as $value => $name) {
echo CHtml::tag('option', array('value' => $value), $name, true);
}
}
}Ai quando retornar os dados, o:
'success' => 'function(data){$("select#subcategoria").html(data);}',Vai adicionar todo o html adicionado no <select id="subcategoria">
Pois é meu caro criei o ficheiro acima depois alterei id_subcategoria e depois guardei dentro da pasta controller mais ainda não funcionou.
Posted 03 November 2012 - 09:05 AM
Verifica com o firebug se ele está chamando a requisição POST, e enviando o ID correto.
Posted 03 November 2012 - 06:39 PM
Newerton, on 03 November 2012 - 09:05 AM, said:
Verifica com o firebug se ele está chamando a requisição POST, e enviando o ID correto.
ja testei mas esta com um erro ao criar URl para ..my/subcategorias
ainda esta uma duvida ai tenho que colocar o meu controller criado dentro da pasta Controller ou nao..
Obrigado Newerton
Posted 03 November 2012 - 10:37 PM
Se você crio um arquivo com o nome de MyController, e chamando ele como 'my/subcategorias', ele precisa está na seguinte pasta:
seuprojeto/protected/controllers/MyController.php
Posted 08 November 2012 - 02:11 PM
Newerton, on 03 November 2012 - 10:37 PM, said:
Se você crio um arquivo com o nome de MyController, e chamando ele como 'my/subcategorias', ele precisa está na seguinte pasta:
ola Newerton muito obrigado pela ajuda.usei a felosofia desse link:http://www.yiiframework.com/wiki/24/creating-a-dependent-dropdown/ mas so funcionou a primeira dropdown a segunda fica vazia.
pois usei o firebug o post funciona mas o get da o seguinte aparece:http://localhost/gescola/index.php?r=site/index&error=1
Posted 20 November 2012 - 10:42 AM
Newerton, on 03 November 2012 - 10:37 PM, said:
Ola Newerton encontrei um video que faz dropdown dinamico como eu queria mas so que continuei com mesmo erro e reparei que e mesma coisa que eu ja tinha feito.Ja fiz o meu login e tambem controlo de acesso.
Pois estou a usar Srbac sera que este modulo que esta a causar este problema.o resultado do firebug é o seguinte:
POST http://localhost/ges...nos/Selectsubca
302 Found 277ms
GET http://localhost/ges...e/index&error=1
200 OK 585ms
Mais um detalhes quando testo este link:
http://localhost/ges...nos/Selectsubca
aparece esta mensagem:Acesso Negado
Não está autorizado o acesso a esta página.
Posted 22 November 2012 - 12:06 PM
Estou precisando de uma ajuda com os dropdownlist.......
Tenho combos dinâmicos na minha tela "Unidade" e "Temporada", quando seleciono a Unidade ele carrega a Temporada. Até aí está funcionando perfeitamente.
O que eu preciso fazer agora é: quando eu selecionar a Temporada ele roda uma function que verifica se aquela Temporada tem vaga e caso não tenha exibir uma mensagem informando.
Fiz seguindo o mesmo padrão do Unidade, usando ajax, mas no Temporada ele não está chamando a função que faz a verificação.....
COMBO DA UNIDADE
$unidade = $model->cod_unidade;
$uni = CHtml::listData(CadUnidade::model()->findAll(array('condition'=>"flg_ativo='S' and flg_matriz='N'", 'order'=>'des_unidade')), 'cod_unidade', 'des_unidade');
echo $form->DropDownList($model,'cod_unidade', $uni, array('prompt'=>'Selecione', 'options'=>array($unidade=>array('selected'=>true)), 'ajax'=>array('type'=>'POST', 'url'=>CController::createUrl('TemporadaCombo/Combo'),'update'=>'#'.CHtml::activeId($model, 'cod_pacote'))));COMBO DA TEMPORADA
echo $form->DropDownList($model, 'cod_pacote', array(), array('prompt'=>'Selecione a Unidade', 'ajax'=>array('type'=>'POST','url'=>CController::createUrl('TemporadaCombo/VerificaVaga'),'update'=>'#paramid'))
);
Coloquei um textfield pra exibir o retorno da function VerificaVaga (não sei se funciona, peguei este código para testar, mas não consegui chegar até esse teste.....)
<div id="paramid" class="column">
<?php
echo CHtml::textField('tempid') ;
?>
</div>
Não sei por qual motivo ele não está nem chamando a VerificaVaga então fica apenas no carregamento dinâmico do combo e o processo não fica completo.....
Talvez esteja faltando alguma coisa no código do segundo combo, mas não estou conseguindo identificar.
Espero que vocês possam me ajudar.
Agradeço antecipadamente.
Posted 23 November 2012 - 07:19 AM
Veja no código fonte, no final da página e veja se ele ta gerando os javascript do ajax.
Exemplo:
$('body').on('change','#SEUMODEL_cod_unidade',function(){jQuery.ajax({'type':'POST','url':'/casadosachet/my/municipios.html','success':function(data){$("#SEUMODEL_cod_pacote").html(data);},'data':{'id':$(this).val()},'cache':false});return false;});
$('body').on('change','#SEUMODEL_cod_pacote',function(){jQuery.ajax({'type':'POST','url':'/casadosachet/my/municipios.html','success':function(data){$("#paramid").html(data);},'data':{'id':$(this).val()},'cache':false});return false;});Se estiver aparecendo os 2, deveria funcionar, caso esteja aparecendo somente 1, vai precisar fazer com jquery usando o $.ajax().
Posted 24 November 2012 - 08:19 AM
Mas continuei com um problema não consigo integrar este dropdown num projecto ja feito porque este me retorna um erro de permissão.
ja atribui o utilizador toda permisaão mas este dropdown não funciona.
Obrigado

Help