Configurar Postgres

Olá !

Sou novato no Yii e gostaria de usá-lo com o Postgres, mas a tela de verificação mostra Warning para PDO PostgreSQL extension. Provavelmente preciso instalar uma classe (talvez a system.db.schema.pgsql), mas não sei como. Alguém pode ajudar ?

Obrigado.

Nçao uso com PG, mas verifique se vc tem instalado o driver do PDO pro PG. Pode ser isso.

Obrigado pela atenção Daniel, o problema é que sou novato mesmo, procurei bastante e não descobri como instalar os drives (ou extensões). É só copiar para algum diretório ?

Obrigado.

Depende do seu SO e da forma que foi instalado. Mas não tem muto mistério não.

Vc pode criar uma página web com phpinfo() pra poder checar o que está instalado e ver se ele está lá … é só procurar na página do resultado sobre PDO e ver se retorna alguma coisa sobre postgresql.

Se não houver, vc pode checar se o driver está na pasta de extensões do PHP. deve ter o arquivo "php_pdo_pgsql.xxx" (A extensão pode variar dependendo do seu SO) lá. Se não houver, no windows vc pode baixar o pacotão zipado do PHP que eu acho que vem com ele do site oficial, em linux é bem comum ter nos repositórios oficiais pelo instalador da sua distro.

Depos, vc vai no php.ini e descomenta a linha da extensão pra carregar ela.

Deve ter uma linha parecida com essa lá…

;extension=php_pdo_pgsql.dll

O ponto e vírgula é o comentário. Remova o ponto e vírgula pra descomentar. Reinicie o seu servidor e deve funcionar.

Pra procurar melhor no Google, vc pode procurar tutuoriais de instalação de extensões do PHP mais genêricos, fica mais fácil, pq instalar uma extensão normalmente é o mesmo processo, salvo raros casos.

Valeu a ajuda Daniel, meu problema era que eu tinha 3 arquivos php.ini, coisas de windows. Eu copiei as configurações corretas para os 3, reiniciei tudo e funcionou.