Yii Framework Brasil - Novo Grupo de Discussão

Olá Yiieiros de plantão!

Vim apenas anunciar a criação de um novo grupo de discussão em torno do Yii Framework, haja visto que a discussão por e-mail é muito mais prática e rápida do que por forum (embora este último também seja útil).

Todos estão convidados e, naturalmente, quantos mais entrarem, melhor para todos.

Grupo: Yii Framework Brasil

http://groups.google…ramework-brasil

Favor, desconsiderar caso não seja de seu interesse. obrigado.

Já existe um! http://br.groups.yahoo.com/group/yii/

Pois é, também cheguei a ver mas pelas datas das mensagens:

> teve 3 msgs sem resposta nos últimos 3 dias e antes disso fazia UM ANO que ninguém postava no grupo.

Ou seja: ABANDONADO.

Mesmo assim, obrigado por lembrar.

Abraço

Não é bem que esteja inativa, mas é que o Yii tem pouca coisa em pt-br. Particularmente acho que ganharia mais força se todos usarem o forum. Não me entenda mal, gosto mais do formato de listas de discussão do que forum, mas, ainda somos poucos, e acho que centralizar informação neste momento é melhor do que diversificar, principalmente pros que vierem após a nos. No mais, de qualquer forma, eu vou me cadastrar tb lá …

Ok Daniel, tranquilo.

Cada um tem um gosto e além do mais, centralizar é bom mesmo, mas se der pra centralizar num lugar mais acessível, acho melhor.

Apenas, em minha opinião, acho que deve ter menos posts por ter um pouco de ‘complicação’ de ter de abrir o site, abrir o tópico e responder, ou ficar procurando o artigo e responder. Ou, pior ainda, ser notificado por e-mail, ver o e-mail, clicar no link, esperar abrir o forum e responder.

Imagino que ter um acesso mais fácil incentiva mais postagens. Afinal, basta um clique em Nova Mensagem e, quando ver, já foi o post! E o histórico é mantido para futuros usuários, pois o grupo é aberto.

Pra mostrar que a facilidade ajuda e muito, basta ver o grupo Zend Framework Brasil (ZFBrasil). Simplesmente estourando de mensagens por que é muito fácil e cômodo por email.

No mais, vai ser um grande prazer ter você no grupo.

Digamos que será uma ‘contratação’ de peso!

Já vi alguns posts seus e costumam ser muito informativos e esclarecedores.

Tenha uma boa noite e obrigado pelas respostas.

Olá a todos!

Eu prefiro o formato de listas de email, mas por outro lado, pulverizar a informação em vários canais quando a comunidade é pequena, só enfraquece ela.

Minha sugestão é manter esse fórum que já tem um movimento legal e está vinculado a "nave-mãe" e uma lista. Como já existia o grupo do Yahoo, acredito que criar mais um grupo não traz nada de positivo, pelo contrário, o ideal seria incrementar esses 2 canais (fórum e Yahoo).

Entenda bem Sidney, sua atitude é bacana, mas se pensarmos no desenvolvimento do Yii, pode ter certeza que o melhor caminho é centralizar a informação.

Nem deveria estar me metendo, já que sou novato aqui, mas como participei/participo em vários projetos OS (OpenSuse, Ubuntu, Drupal, Xoops, CodeIgniter, Zend, Fedora, Python, etc) e estou gostando bastante do Yii, minha intenção é contribuir de alguma forma, nem que seja dando palpite :D

Abs

Coyote, todas as opiniões são bem-vindas, sejam de novatos, experientes, curiosos ou quem quer que seja. Quanto mais opiniões, melhor.

E obrigado pela sua também, logicamente. Os tópicos visam isso, ajudar um ao outro.

Voltando ao assunto. Vou ilustrar.

Para chegar até aqui e te responder essa mensagem eu:

[list=1][]Fui notificado por e-mail;[]Cliquei no link que veio junto ao email e aguardei abrir a página no ponto onde estava seu comentário;[]Cliquei em Reply To e aguardei abrir a página com o formulário para o preenchimento desta resposta;[]Digitei isto;[]Rolei para baixo pois o botão Add Reply não está exatamente ‘ao alcance’ e cliquei nele;[]Aguardei o envio para só então a mensagem ser enviada;[/list]Outros usuários que estão lendo essa mensagem, provavelmente passaram pelas mesmas etapas.

Mas e se fosse por e-mail? Vamos comparar:

[list=1][]Fui notificado por e-mail;[]Cliquei em responder sem precisar esperar carregar nada (gmail, hot e yahoo);[*]Respondo e envio. Pronto.[/list]Após isso já posso continuar meu trabalho ali mesmo no e-mail e posso facilmente ver os novos tópicos o que me predispõe a le-los e responde-los. Tudo rapido e prático. Essa é minha opinião.

O que concordo com você é que é ruim a idéia de pulverizar a comunidade aqui e ali. Essa não é a idéia e nem faria sentido se fosse.

A idéia é REUNIR a comunidade num ponto só, mas que também seja o mais fácil possível e ESTIMULE a participação, mantendo os históricos e facilitando a pesquisa de assuntos. Se todos entrarem na lista, nada impede que acessem o forum também. Mas se todos entrarem, nao precisarão fazer isso.

E por fim, o motivo de uma lista no google é a ampla utilização do gmail e dos serviços google, facilitando pelo fato de a maioria dos programadores já ter uma conta, o que torna o cadastro algo realmente trivial.

Acho essa discussão muito boa. Continuem postando suas opiniões. Tenham personalidade e façam suas próprias decisões, avaliando cada um seu próprio caso. Talvez muitos tenham a mesma opinião sobre a facilidade das listas em relação ao forum. Mas se não tiverem, cada um tem direito de escolher o que acha mais conveniente.

Minha conclusão final é:

um framework tão rápido e prático quanto o Yii deve ser usado, em sua maioria, por programadores que buscam justamente essas características.

http://groups.google.com.br/group/yii-framework-brasil

Sidney Lins

Oi Sidney,

No CodeIgniter onde participei mais ativamente, o maior trunfo é sua lista de email, via Mailman. É rápida, simples e muito funcional.

Lá até tentaram criar fóruns, mas não rolou justamente pelos motivos que você cita. Criei um site para a comunidade e mesmo assim, a lista continuou mais forte.

Eu uso o Gmail direto, não gosto do Yahoo e prefiro mais ainda as velhas e boas listas de email. :)

Então, são fatos que demonstram que concordo totalmente com teus argumentos.

Agora, pensando no público, tem muita gente que não gosta de listas de email, daí minha sugestão de manterem o fórum, que me parece ter sido a primeira iniciativa de suporte brazuca do Yii (se estiver enganado me corrijam) e uma única lista, seja no Gmail ou Yahoo (eu ainda prefiro a Mailman). Apontei o Yahoo porque parece estar mais ativa.

Enfim, minha sugestão baseia-se em experiência com fóruns/listas de suporte e pensando em desenvolvimento da comunidade. Não estou colocando aqui minha preferência pessoal, que repito, é pelo Mailman ou Gmail, ok ? :D

Abs

Caraca, agora que percebi que são 2 grupos no Gmail.

Para um FW que tem uma base pequena (considerando os outros), 1 fórum, 1 grupo no Yahoo e mais 2 no Gmail, com certeza só dificulta o crescimento do Yii.

Sem querer me meter e já me metendo, acho que está na hora de um “esforço concentrado” no sentido de unir isso tudo, enquanto ainda dá tempo. :)

Mais uma vez peço desculpas por minha intromissão, mas tenham certeza que é com a melhor intenção.

Abs

Vamos lá:

Situação no grupo do Yahoo:

  • Criado em: 09/2009
  • Membros: 13
  • Mensagens: apenas 4 em 2010 inteiro, outras poucas em 2009

Situação no outro grupo Google:

  • Criado em: 02/2010
  • Membros: 11
  • Mensagens: apenas 2 mensagens, nenhuma resposta

Situação do grupo recomendado neste forum (YFB):

  • Criado em: 24/10/2010 (há apenas 03 dias)
  • Membros: [b]19

[/b]

  • Mensagens: 5 mensagens em 2 dias, com respostas

Este ultimo grupo é o que precisamos. Independente de quem criou ou não, tem tudo pra ser a principal fonte de comunicação rápida e prática do Yii em português.

Todos deviam entrar e responder o tópico fixo sobre a experiência que têm no Yii, o que já fizeram e etc…

A participação é voluntária, mas se todos fizerem, todos saem ganhando e o grupo começa a ficar mais e mais ativo.

Yii Framework Brasil

[b]Apenas atualizando o que eu falei:

Situação do grupo recomendado neste forum (YFB):[/b]

  • Criado em: 24/10/2010 (há apenas 03 dias)
  • Membros: [b]19

[/b]

  • Mensagens: 10 mensagens em 2 dias, sendo 7 só hoje

Tá começando a ficar muito bom! Justamente pela facilidade.

Abraço galera

Eu tô dentro!

Abs

Sidney, pra mim não é justificativa nenhuma criar outra lista pq só houve 3 mensagens na outra lista em 2010. Se vc fizesse a mesma divulgação da outra lista, a movimentação seria a mesma. O fato é que agora temos mais uma lista. Também estou inscrito, mas insisto que é necessária a unificação. Seja no gmail, yahoo, etc… Acho que esse papo já está pra lá de comprido… :)

Tenho uma sugestão: que tal chamar a galera das outras listas pra participar da sua?!?! Seria excelente ficar apenas com a sua do gmail.

É isso! Abraço!

Não divulguei a do gmail que ja exisitia pq, parada dakele jeito, acho que nem o dono se lembra que ela existe.

Achei melhor criar outra e poder cuidar melhor da divulgacao e liberacao das inscricoes… só isso.

Sobre convidar outros, nao tenho cadastro nas outras, se alguem tiver e quiser convidar, seria bom.

Até pq geralmente nessas listas as primeiras postagens sao moderadas, e nao sei se o proprietario

iria liberar mensagens assim… talvez sim, mas, nao sei.

Só um detalhe: entendi o que vc quis dizer mas gostaria de frisar que não é "minha lista", a lista é de todos os membros,

é da comunidade, apenas criei. Inclusive, nao vai demorar pra chamar alguém pra ajudar a moderar, alguém que goste

mais de fazer isso do que eu. Não que eu não goste, mas deve ter quem goste mais rss.

Obrigado pelas sugestoes e bem-vindo a nossa lista.

Abraço

Atualizando:

Foi aberto um tópico fixo para dicas, sugestões e outros no grupo.

Já somos 28 membros com 81 mensagens.

A quem interessar, seja bem-vindo.

Yii Framework Brasil

http://groups.google.com.br/group/yii-framework-brasil

Cadastrado!

:)

Atualizando novamente:

Já somos 86 membros com 285 mensagens.

A quem interessar, seja bem-vindo.

Yii Framework Brasil

http://groups.google…ramework-brasil

Cadastrado

Atualização:

[font="Courier New"]Membros: 135 agora x 86 em Fev = [color="#2E8B57"]+57%[/color]

Mensagens: 871 agora x 285 em Fev = [color="#2E8B57"]+206% [/color]

Tópicos: 137 agora x (fev. indisponível)

[/font]

Nota: Ao solicitar entrada no grupo, por favor, leia e responda a pergunta simples sobre php que será feita. Isso ajuda a evitar spam e melhora a qualidade da lista para nós mesmos. Agradecemos.

Pedimos a gentileza de desconsiderar o assunto se não for de seu interesse.

Lista Yii Framework Brasil

Link: http://groups.google…ramework-brasil