Autorelacionamento

Antes de tudo, queria dizer que sou novo no Yii. Já programei em PHP há um tempo, sei dos conceitos de OO e conheço bem de banco de dados… mas ainda não estou perfeitamente confortável com o Yii. A ideia MVC também é nova pra mim, mas já estou mais ou menos acostumado com ela. É o primeiro framework MVC que pego pra estudar e acho que comecei bem.

Por tudo isso, perdoem-me se perguntar alguma bobagem.

Tenho a seguinte tabela:


create table tbl_assunto(

	id int(5) not null primary key auto_increment,

	descricao varchar(2000) not null,

	ordem int(5) not null default 0,

	assuntoPaiId int(4),

	constraint fk_ass_asspai foreign key (assuntoPaiId) references tbl_assunto(id)

) ENGINE = InnoDB;

Como dá pra perceber, o campo assuntoPaiId aponta para o Id da própria tabela. Então vamos às minhas necessidades…

  1. Com essa estrutura eu consigo montar uma hierarquia da seguinte forma:

02 Português

02.01 Interpretação de texto 

02.02 Acentuação gráfica

01 Informática

01.01 Banco de Dados

01.01.01 Conceitos

01.01.02 Modelagem

(a ordem está trocada já pra mostrar o primeiro problema)

Esses campos("02", "02.01", etc) representam a hierarquia e não existem na tabela… são frutos de um método no model Assunto e tem o seguinte código:


public function getHierarquia()

{

	$_hierarquia = '';

	if (!$this->assuntoPaiId=='')  //ASSIM É A MELHOR FORMA DE COMPARAR SE O PAI EXISTE?

	{

		$_hierarquia = $this->assuntoPai->getHierarquia() . '.'; //CHAMA RECURSIVAMENTE

	}

	$_hierarquia .= sprintf('%02.0f', $this->ordem);

	return $_hierarquia;

}

Ou seja, ele vai recursivamente usando o campo ordem como indicador de nível, até um assunto que não tem pai. Sendo assim, como eu faço pra criar um campo "virtual" chamado hierarquia de forma que possa ordenar na minha ação index o resultado obtido? Hoje ele ordena pelo id.