Consulta no Banco

He ai brows valeu pela ajuda que vcs estam dando, pois começar em hum framework novo nao é facil.

Bom a minha duvida é o seguinte, tenho duas tabelas lojas, fotos (1 -> N), na tabela lojas tem um campo chamado (slug) que vai armazenar o nome da cidade.

entao tipo como eu faço pois quando a url tiver www.exemplo.com.br/sao-paulo, o action tera que buscar as fotos desta cidade.

Va dei uma lida na documentação do Activerecord mais eu nao estou compreendendo como usar pois antigamente utilizava o doctrine para consulta mas quero acostumar com active.

Valew

pode describir as tabelas para entender melhos que você precisa

Edson,

Para usar www.site.com.br/cidade.

Tu tem que configurar o config/main.php, o ‘urlManager’ => rules

Para que na hora que tu criar o link que seja www.site.com.br/cidade/view/1/sao-paulo, ai ele converte para www.site.com.br/sao-paulo.

Eu não sei exatamente como configurar, mais ví em alguns sites esse tipo de Url Amigável.

Se for muito complicado, com mais calma eu procuro ou testo locamente nos meus projetos.

he slug é meio complicado messs…

Mas em relação a consulta sql, como eu faria. para que retorna-se um array com as fotos relacionadas.

Valeu

veja meu post sobre url amigabels

http://jackfiallos.com/2010/03/06/friendly-urls-enlaces-amigables-desde-aplicaciones-con-yiiframework/

agora para ajudar-lhe nos precisamos de conhecer a descripção das tabelas … as relações são muito simples, basicamente com isto link http://www.yiiframework.com/doc/guide/database.arr deberia de resolver o seu problema

Blz Newerton,

Brother se vc puder me ajudar, pois ja tentei de tudo e nao consegui. preciso muito sobre este temas slug pois isso ajuda por demais no site.

Sei ue tem que criar um campo na tabela mais eu nao estou conseguindo fazer funfar.

Se outro da comunidade estiver um exemplo pronto posta ai pois teste tema de url amigaveis vem sendo um tema importante nas aplicacoes.

Valew

Eu acho que a única forma de vc fazer isso vai ser criar uma classe derivada de CUrlManager e sobreescrever o método parseUrl().

De outra forma, vc vai ter que colocar uma entrada pra cada cidade no seu config, o que vai ser muuuito trabalhoso.

Algum poderia me dizer qual a vantagem de usar este comando:

‘schemaCachingDuration’=>3600,

Vi que ajuda na performa-se, mas o que realmente ele quanda em cache, pois quando eu fui adcionar um campo na tabela deu erro pois o model() nao achava o campo.

Como faz para excluir o cache pois se eu desativar funciona mas se eu ativar da erro falando que nao achou o campo.

schemaCachingDuration é uma configuração em que, os metadados da tabela são colocados em cache, evitando que o ActiveRecord refaça pesquisas só pra saber quais são os campos que uma determinada tabela contem.

Logo, se vc definir ‘schemaCachingDuration’=>3600, o Yii não sabera se uma tabela teve seus campos modificados até que o cache expire. No seu caso, o cache dura 1h.

A configuração funciona bem, o lançe é que é muito melhor vc desativar ela em ambiêntes de desenvolvimento, e, ativa-la em ambiêntes de produção, assim vc não terá problemas pra desenvolver quando adicionar ou remover campos da tabela, mas sua aplicação em produção será mais veloz.