Trabalhando com Formulário

Valeu amigo pela ajuda que vcs esta dando.

Mais agora estou acom duvida a respeito de formulario.

Ha minha duvida é com faço para colocar um valor no campo do input tipo, "digite aqui sua cidade", e quando o usuario clica este texto some para que ele possa digitar, mas tambem tem que validar caso ele não digita nada e o usuario clica em ok, pois vai estar com um valou mais este valor nao vale.

E outra coisa com o faz para colocar as mensagem de erro um um alert diferente, poder ser um componete do yii.

Valew.

Calma lá :)

1 - Ha minha duvida é com faço para colocar um valor no campo do input tipo, "digite aqui sua cidade"

R: Não tem nada no FW pra fazer isso … até pq o FW se foca mais na arquitetura do que no visual, deixando o visual mais por sua conta… vc pode usar plugins pro jquery como este, ou fazer na mão assim.

2 - mas tambem tem que validar caso ele não digita nada e o usuario clica em ok, pois vai estar com um valou mais este valor nao vale.

R: Validações, ai são com o Yii :). Vc pode habilitar a validação por ajax, primeiro acertando a validação no seu model como descrito aqui, e depois habilitando o “‘enableAjaxValidation’=>true” caso use o CActiveForm, ou fazendo as requisições ajax manualmente, que tb não é nenhum mistério.

Gere um CRUD pelo Yiic, e sete o parâmetro enableAjaxValidation na view do form e vc vai ter um bom exemplo de como funciona. Depois vc pode customizar a seu bel prazer :)

3 - E outra coisa com o faz para colocar as mensagem de erro um um alert diferente, poder ser um componete do yii.

R: Bom, isso eu não entendi o que vc quiz dizer.

Tipo eu ativei o recurso em ajax, para true mais ela nao retorna nada, foi criado no controller linha com ajax comentado, ahi eu descomentei e nada acontece… vc poderia me dar um exemplo aqui no post.

Agora sobre o alert, estou falando da mensagem de erro que o formulario retorna, gostaria que ele retorna-se tipo em um dialg, uma janelinha com o erro e com o botao ok.

Nao sei se agora vc entendeu.

Valeu pela ajuda!

cara, não sei o código pq nunca usei isso (Eu ainda uso o CHtml::form() pq meus sistemas estão já a um tempinho assim então, resolvi não modificar por enquanto, mas eu fico sem uma opção simples de validação por ajax), mas posso te dar umas idéias de como conseguir fazer:

Da uma olhada na classe CActiveForm aqui, e vc vai ver que pode rodar um código javascript após a validação de um formulário.

Pra gerar o diálogo, vc pode usar o widget CJuiDialog, que é bem fácil de usar. Vc pode gerar o widget no seu form usando o parâmetro ‘autoOpen’=>false, pra não exibir o diálogo assim que renderizar a view, e, chamando o diálogo após a validação do formulário pela opção do CActiveForm praticamente da mesma que mostra o exemplo na documentação do CJuiDialog.

A partir dai, não sei como fazer, pelo que tem ai em cima, possívelmente vai exibir um diálogo após a validação.

Alguem pode me ajudar, como eu trabalho com droplist, O meu caso é o seguinte eu tenho uma lista de estado de representantes, quando o usuario seleciona o estado tem que atualizar a lista de representantes que esta embaixo via ajax.

Entao gostaria de saber como eu faço a lista e a requisiçao em ajax, atualizando a div abaixo. Dando algum exmplo

Obrigado.

http://www.yiiframework.com/doc/cookbook/24/

http://www.yiiframework.com/forum/index.php?/topic/6148-como-atualizar-3-dropdownlist-dinamicamente/