Caching de Páginas

O caching de páginas é aquele que armazena o conteúdo de uma página inteira. Ele pode ocorrer em diferentes lugares. Por exemplo, ao ajustar corretamente os cabeçalhos HTTP para uma página, o navegador do cliente pode armazenar em seu cache o conteúdo por um tempo limitado. A aplicação web também pode armazenar o conteúdo da pagina em cache. Nessa subseção, veremos como fazer.

O cache de páginas pode ser considerado um caso especial de caching de fragmentos. Como o conteúdo de uma página geralmente é gerado aplicando-se um layout a uma visão, o cache não irá funcionar apenas utilizando os métodos beginCache() e endCache() no layout. A razão para isso é que o layout é aplicado dentro do método CController::render() DEPOIS que o conteúdo da visão foi gerado.

Para armazenar a página inteira, devemos pular a execução da ação que gera o conteúdo da página. Para isso, podemos utilizar COutputCache como um filtro. O código abaixo mostra como configuramos o filtro para o cache:

public function filters()
{
    return array(
        array(
            'COutputCache',
            'duration'=>100,
            'varyByParam'=>array('id'),
        ),
    );
}

A configuração acima, faz com que o filtro seja aplicado a todas as ações do controle. Podemos limita-lo para uma ou algumas ações utilizando o operador +. Mais detalhes podem ser encontrados em filtro.

Dica: Podemos utilizar COutputCache como um filtro porque ela estende a classe CFilterWidget, o que faz com que ela seja tanto um widget quanto um filtro. De fato, o jeito como um widget funciona é bastante similar a um filtro: um widget (filtro) é iniciado antes que conteúdo por ele delimitado (ação) seja gerado, e termina depois que seu conteúdo delimitado (ação) foi gerado.

$Id: caching.page.txt 1012 2009-05-10 01:21:58Z qiang.xue $

Be the first person to leave a comment

Please to leave your comment.