Modelo-Visão-Controle (MVC)

O Yii implementa o padrão de desenvolvimento modelo-visão-controle (MVC) que é amplamente adotado na programação Web. O MVC visa separar a lógica de negócio da interface com o usuário, assim os programadores podem mudar facilmente cada parte, sem afetar as outras. No padrão MVC, o modelo representa as informações (os dados) e as regras de negócio, a visão contém elemento de interface com o usuário, como textos, formulários, e o controle gerencia a comunicação entre o modelo e a visão.

Além MVC, o Yii também introduz um controle de frente, chamado aplicação (application), que representa o contexto de execução dos processos requisitados. A aplicação recebe a solicitação do usuário e a envia para um controlador adequado para ser processada.

O diagrama seguinte mostra a estrutura estática de uma aplicação Yii:

Estrutura estática de uma aplicação Yii

Estrutura estática de uma aplicação Yii

1. Um típico fluxo de execução

O diagrama a seguir mostra um típico fluxo de execução de uma aplicação Yii quando esta está recebendo uma solicitação de um usuário

Um típico fluxo de execução de uma aplicação Yii

Um típico fluxo de execução de uma aplicação Yii
  1. O usuário faz uma solicitação com a URL http://www.exemplo.com/index.php?r=post/show&id=1 e o servidor Web processa o pedido executando o script de bootstrap index.php.
  2. O script de bootstrap cria uma instancia de aplicação (application) e a executa.
  3. A aplicação obtém o as informações detalhadas da solicitação de um componente da aplicação chamado request.
  4. A aplicação determina o controle e a ação requerida com a ajuda do componente chamado urlManager. Para este exemplo, o controle é post que se refere à classe PostController e a ação é show cujo significado real é determinado no controle.
  5. A aplicação cria uma instancia do controle solicitado para poder lidar com a solicitação do usuário. O controle determina que a ação show refere-se a um método chamado actionShow no controle da classe. Em seguida, cria e executa filtros (por exemplo, o controle de acesso, benchmarking) associados a esta ação. A ação só é executada se permitida pelos filtros.
  6. A ação le um modelo Post cujo ID é 1 no Banco de Dados.
  7. A ação processa a visão chamada show, com o Post.
  8. A visão apresenta os atributos do modelo Post.
  9. A visão executa alguns widgets.
  10. O resultado do processamento da visão é embutido em um layout.
  11. A ação conclui o processamento da visão e exibe o resultado ao usuário.
$Id: basics.mvc.txt 419 2008-12-28 05:35:39Z qiang.xue $

Be the first person to leave a comment

Please to leave your comment.